O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Formiga, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes – MG), firmou parceria com o Instituto Henfil para promover pelo segundo ano consecutivo o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem o objetivo de avaliar o ensino médio no país e seu resultado serve para inserir o aluno ao ensino superior em universidades públicas e privadas.
As aulas serão gratuitas e telepresenciais. Professores abordarão assuntos que constam no currículo proposto pelo MEC para o Enem.
Em Formiga, o curso terá início no dia 13 de agosto com término previsto para o dia 31 de outubro. As aulas serão três vezes por semana, segunda, terça e quinta-feira, no horário das 13h30 às 16h40.
As inscrições já estão abertas e o candidato deverá ir pessoalmente para se inscrever no CVT Formiga. O endereço da unidade está localizado à rua São Luiz Gonzaga, 327, bairro São Luiz. Outras informações pelo (37) 3322-5528 ou no blog www.cvtformiga.blogspot.com.
Veja as competências ofertadas pelo Instituto Henffil
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
? A Ciência no Dia a Dia
? Circuitos Elétricos e Consumo Racional
? Degradação, Conservação Ambiental e Ciclo da Água
? Genética e Saúde Pública
? As Ciências Naturais na Vida Cotidiana
? Fenômenos Físicos
? Fenômenos Químicos
? Biodiversidade, Ética em Pesquisa e Saúde Pública
Ciências Humanas e suas Tecnologias
? Cultura e Identidade
? Geopolítica
? O Estado e o Direito
? Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental
? Cidadania e Democracia
? O que estamos fazendo com a Terra?
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
? Quem Não Se Comunica Se ?Trumbica?
? Língua Estrangeira Moderna
? Linguagem Corporal
? A Arte Expressando Ideias e Emoções
? Literatura
? O texto, o seu Contexto e sua Função
? Opiniões e Pontos de Vista
? Diversidade Lingüística
? Tecnologias da Comunicação
Matemática e suas Tecnologias
? A Matemática na vida dos Povos
? As Formas da Vida, Geometria da Realidade
? Medidas da Realidade
? Variação da Grandeza, Porcentagem e Juros
? Álgebra
? Gráficos e tabelas
? Estatística
Instituto Henfil
O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Tele-Presencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no SISU (Programa de Seleção para Universidades Federais) ou no ProUni (Programa que oferece bolsas de 100 ou 50% em Universidades Particulares).
Para conhecer melhor o curso oferecido pela ONG, acesse o site www.cursinhohenfil.org.br/index.asp.
O CVT de Formiga
O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga é uma unidade da Rede de CVT Mineira, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes – MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País.
O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia ? MCT, por meio de emendas parlamentares.

COMPATILHAR: