Recentemente, a coordenação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Formiga foi procurada por representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para que a entidade se tornasse um Pólo de Ensino à Distância na região.
De acordo com a coordenadora do CVT, Zélia Veloso, o acordo foi firmado e, em breve, o Centro ofertará cursos técnicos à distância da UFV. Os cursos são gratuitos e ofertados por meio do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil) para jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mercado de trabalho.
Inicialmente, serão ofertados os cursos técnicos de: agropecuária, hospedagem, informática, eletrotécnica e eletrônica.
Pesquisa
O CVT Formiga e a UFV, buscando atender a demanda do município e região, estão realizando uma pesquisa com estudantes do ensino médio para diagnosticarem quais cursos mais interessam aos moradores da região.
Para tal, foram entregues questionários para alunos de todas as escolas (públicas e privadas) de Formiga e das cidades vizinhas de Arcos, Pains, Córrego Fundo, Pimenta e Candeias. Neste questionário, o aluno encontra a relação dos cinco cursos que serão ofertados inicialmente e também tem a oportunidade de sugerir novos cursos para o Pólo CVT.
Os resultados da pesquisa deverão ser divulgados em julho e, tão logo, representantes da UFV entrarão em contato com o Ministério da Educação para buscar a autorização e oferecer os cursos.
Curso Técnico à Distância
Os cursos são inteiramente gratuitos e têm duração de dois anos. Um dos benefícios dos cursos técnicos é que estes podem ser cursados ao mesmo tempo em que os estudantes cursam o ensino médio. Sendo assim, ao terminar o ensino médio, o aluno já terá em seu currículo uma formação técnica.
As aulas são ministradas à distância, ou seja, o estudante poderá assistir as aulas em qualquer lugar onde tenha à sua disposição um computador com internet. As aulas podem ser assistidas de casa, de lan houses, ou caso o estudante não disponha de computador, nos laboratórios de informática do CVT Formiga.

Comentários