O nível de captação de água feita pela Estação de Tratamento do Saae está em estado crítico.
Na sexta-feira (3) a Prefeitura de Formiga divulgou nota à imprensa informando sobre a queda do nível da barragem de captação de água em 39%, o menor nível de toda a história.
Nesta segunda-feira (6) a vazão normal de chegada de água bruta do Saae chegou a 100 litros, quase a metade do normal.
Conforme divulgado no portal, a direção do Saae não tem um ?plano B? para a falta de água em Formiga, desta forma, a administração convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto.
Além da direção do Saae e de secretários municipais, representantes da Emater e dos comandos da Polícia Ambiental e Polícia Militar participaram do encontro.
Um dos principais pontos discutidos é o que fazer em relação aos produtores que retiram água do Rio Formiga acima da captação para irrigação.
Ficou decidido que a Polícia Ambiental iniciará, nos próximos dias, uma fiscalização nas propriedades rurais para verificar o uso da água. A proposta é que seja uma ação também de orientação.
A Prefeitura começou a estudar ainda a suspensão das aulas nas escolas municipais, numa tentativa de conter o consumo.
Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Moacir Ribeiro se reuniu com a Promotoria de Justiça para discutir a situação do abastecimento em Formiga.
Queda na vazão
A vazão normal de chegada de água bruta do Saae é de 187 litros por segundo. Depois, com o atual período de estiagem, caiu para 143 litros em média. Na sexta-feira, diminuiu para 115 litros em média, o mais baixo da história (a única exceção foi quando a barragem estourou devido às enchentes de 2008). Na segunda-feira, chegou a 100 litros, quase a metade do normal.
O diretor do Saae, Ney Araújo, explicou que a situação é tão preocupante que até poços artesianos estão secando. Dezesseis bombas já queimaram em poços do Saae porque simplesmente não havia água para bombear. Em Formiga, existem cerca de 60 poços mantidos pelo município.
Ações do Saae
O Saae está adotando uma série de medidas para garantir o fornecimento, incluindo campanhas intensas de conscientização nos veículos de comunicação e nas escolas. Além disso, adotou o racionamento de água e já se reuniu com os produtores rurais acima da captação e os notificou a colaborarem, diminuindo a irrigação.
Foram tomadas ainda diversas medidas para conter o desperdício de água em instalações do Saae. Um exemplo é o revestimento colocado nos principais reservatórios de água de bairros como Cidade Nova e outros.
De setembro até hoje, foram feitas cerca de 500 notificações devido ao desperdício em casas e estabelecimentos comerciais. Apenas no fim de semana passado, foram 134.
Confira a escala de racionamento no abastecimento de água
Horário: das 8h às 20h
Segunda e quinta – Sistema Engenho de Serra e Sistema Santa Luzia
Bairros: Engenho de Serra e Santa Luzia
Terça e sexta – Sistema Cristo e Centro
Bairros: Santa Tereza, Bom Pastor, Cidade Serra, Sagrado Coração de Jesus, Centro e Quartéis.
Quarta e sábado – Sistema Novo Horizonte e Sistema Picolé
Bairros: Novo Horizonte, Bela Vista, Areias Brancas, Centenário, Santo Antônio, Ouro Negro, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Luiz, Explanado do Castelo, Eldorado, Vila Didi, Souza e Silva, Elza Dinorah e Água Vermelha.
Bairros não afetados
Alguns bairros não serão afetados pelo racionamento. De acordo com nota oficial, o Sistema Rosário (que abastece os bairros Rosário, Lajinha, Ramiro Batista, Quartéis, Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada, Alto da Praia, Jardim Morumbi, José Honorato de Castro, Ouro Verde, Rosa Mística, São Judas e Jardim Primavera) não terá racionamento porque já há registro de falta d? água principalmente nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Alvorada e também devido à dificuldade de recuperação do abastecimento nessas comunidades. Como a rede é antiga, se houver a interrupção do fornecimento, esses bairros podem levar dias para voltarem a ter água. Assim, há dificuldades técnicas de fazer uma interrupção programada nesses bairros.
Os bairros que são abastecidos por poços artesianos não passarão por racionamento: Ércio Rocha, Geraldo Veloso, Cidade Nova, São Cristovão, Cel. Balbino, Maringá, Mangabeiras e Nova Conquista.
Entenda o racionamento
O racionamento de água vai abranger cinco sistemas de abastecimento da cidade.
A direção do Saae decidiu fazer o racionamento devido à queda do nível da barragem de captação de água em meio metro em uma semana. Esse fato resultou na diminuição de 15% do volume de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA). Outro fato é que o calor tem aumentado o consumo na cidade.
O racionamento é por tempo indeterminado, podendo sofrer adequações de acordo com a necessidade.






