A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) alerta aos municípios das regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Central para a possibilidade de fortes pancadas de chuvas no período de 22 a 25 de novembro.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a população deve evitar áreas de risco ou locais que ofereçam pouca proteção. O meteorologista adverte ainda que há riscos de alagamentos, enchentes e destelhamento nessas regiões. O acumulado previsto é de 80 mm a partir de hoje.
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) deverão desencadear as ações já previstas em conjunto com a Cedec, previstas no plano de contingência para reduzir os possíveis desastres.
A Cedec, que lançou em outubro, o Plano de Emergência Pluviométrica, informa ainda que entre outubro e abril acontecem, historicamente, em todo o Estado o maior número de ocorrências provocadas por chuvas intensas, especialmente nas regiões montanhosas, nos pontos cortados por rios, que apresentam risco de transbordamento e nos locais densamente povoados com ocupação irregular do solo.
A Defesa Civil do Estado conta com uma equipe de profissionais com experiência em áreas de risco geológico para dar suporte e monitorar as Prefeituras Municipais, no período de outubro a maio de 2011.

COMPATILHAR: