Na quarta-feira da semana passada (9) três representantes da Defesa Civil de Formiga estiveram em Capitólio, onde explanaram sobre as ações do órgão e participaram da posse dos membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Capitólio (Comdec).
O vice-prefeito e também coordenador de Defesa Civil daquele município, José Modesto Leonel, e o coordenador do Setor Técnico da Comdec de Capitólio, João Leite Machado, acompanharam a vistoria feita no canal do Rio Piunhí, que sofre constantes problemas de inundação, colocando em risco toda a população. A vistoria foi feita pela secretária executiva de Defesa Civil em Formiga, Vera Lúcia Moreira, pela bióloga da Secretaria de Gestão Ambiental de Formiga e do Setor Técnico de vistoria da Comdec, Liliam Souza, e pelo acadêmico da Universidade Federal de Viçosa, Paulo Miguel M. e Oliveira, voluntário da Comdec de Formiga.
Ficamos muito preocupados com a situação do canal, o desassoreamento tem que ser imediato e tomadas devidas providências com a questão da segurança da população de Capitólio, por ter alagamentos importantes e que podem acontecer gradualmente, uma vez que os eventos naturais estão cada vez mais severos. Deverão ser instalados sistemas de alerta, medição constante do nível da água serão importantes para que a cidade não fique exposta ao risco de inundações mais graves, alerta Vera Moreira.
A Defesa Civil já considera situação de emergência o fato de o nível das águas estarem acima do normal, mesmo estando com incidência mínima de chuvas na região. Segundo Vera Moreira, a situação de emergência é decretada pelo prefeito via Defesa Civil local, neste caso.
A Defesa Civil de Formiga auxiliou nos procedimentos de licenciamentos para as intervenções em Área de Preservação Permanente (APP), como é o caso do canal do rio Piunhí, bem como orientou para que documentações sejam disponibilizadas para conseguir recursos juntos ao Sistema Nacional de Defesa Civil para recompor áreas de risco em Capitólio, principalmente áreas que estão interditadas.

Comentários
COMPATILHAR: