A Defesa Civil de Formiga solicita atenção da população para o período chuvoso, com ventanias acompanhadas de descarga elétrica.

A coordenadora da Defesa Civil, Vera Moreira, orienta as pessoas que evitem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos debaixo das árvores.

“Todos os anos a Defesa Civil faz estes alertas, mas a população nem sempre segue. Tivemos um volume de 52.4 mm de precipitação, o que provoca enxurradas, e dependendo da localização, o imóvel pode ser invadido pelas águas. Existem muitas encostas em nossa cidade, ruas muito íngremes, por isso é necessário tomar precauções. Os moradores devem ficar atentos nos locais com facilidade de deslizamentos”, explicou Vera.

Formiga tem casas abaixo e em cima de encostas bem como residências próximas a córregos e rios e daqui até Março/2021 é preciso muita atenção para esses fenômenos onde as Ventanias tem sido causadoras de vários danos, árvores são arrancadas com raízes mesmo estando em perfeito estado.

Além das altas temperaturas, a temporada primavera/verão também traz para Minas Gerais o que os meteorologistas chamam de eventos climáticos severos: tempestades com potencial de alagamentos, rajadas de vento, raios e chuvas de granizo.

Historicamente, o período compreendido entre os meses de outubro e março é propício à ocorrência destas tempestades.

Ainda de acordo com Vera Moreira, certamente, não é possível impedir que tais eventos ocorram. No entanto, a população tem ao alcance das mãos mecanismos simples e capazes de evitar graves consequências: a previsão meteorológica e nesta época é preciso ficar de olho.

Na madrugada deste domingo (23), entre 00h e 1h20, árvores foram arrancadas, enxurradas volumosas invadiram imóveis.

“Nenhuma pessoa se feriu e os prejuízos materiais não foram altos. Porém, a previsão é de que nos próximos dias esses eventos continuem. É preciso atenção para com as construções em estado precário, calhas obstruídas. Pequenos cuidados e agindo de forma preventiva passaremos com tranquilidade por esse período chuvoso. A Defesa Civil monitora 24 horas os dados meteorológicos relacionados a Formiga”, explicou.

COMPATILHAR: