Na sexta-feira passada (22), a chefe da Defesa Civil em Formiga, Vera Moreira, esteve em Belo Horizonte, a convite do gabinete militar do governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para participar da apresentação do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP), que tem por objetivo delinear as ações de preparação e resposta do governo do Estado em caso de desastres decorrentes das chuvas, para haver mais agilidade na tomada de decisões por parte da Defesa Civil.
A maior preocupação é com as ações preventivas que, segundo Vera Moreira, Formiga já conta com mapeamento das áreas de risco, o que viabiliza a conscientização dos moradores dessas áreas, principalmente com relação a deslizamentos. Isso porque existem muitos imóveis que foram construídos na cidade sem a autorização da Prefeitura, por estarem em áreas de risco.
Recentemente, foi promovido na cidade, um curso de Defesa Civil do Estado. Assim, segundo Vera Moreira, já ficou concluído o plano de ações para enfrentar as consequências dos temporais que acontecem de outubro/novembro até o mês de abril.
Entre as novidades trazidas do curso este ano está a instalação de um Radar Meteorológico nas proximidades de Mateus Leme, que fornecerá previsões, entre uma e seis horas antes dos temporais, num raio de 250km de monitoramento, isto significa que a cidade de Formiga vai se beneficiar das informações deste Rada Meteorológico Dopler, com dupla polarização, o que garante entre outras modalidades a precisão da estimativa de precipitação (quantidade de chuva que cairá na cidade).
Segundo o meteorologista Ruibram dos Reis, do Minas Tempo, Minas Gerais está sob a influência do fenômeno La Niña, que acarreta chuvas fortes e rajadas de vento, além de grande número de descargas elétricas no período.
Para a região Centro-Oeste, a maior intensidade das chuvas é no mês de novembro e dezembro, que terá maior intensidade.
Para o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luiz Carlos Dias Martins, as recomendações de Defesa Civil são importantes para saber lidar com desastres. Ele ressaltou para Vera Moreira a importância da formação de novos agentes de Defesa Civil, como houve no início de outubro, onde novos agentes foram capacitados em Formiga, num total de 46 diplomados, entre civis e militares.
Durante o encontro, foi ressaltado que o momento já é de preocupação com relação à dengue, já que este momento de chuva e calor é ambiente propício para a propagação do mosquito Aedes aegipty e que as campanhas para esclarecimento já devem começar para que a população possa se unir no sentido de não haver uma nova epidemia.

COMPATILHAR: