O Centro-Oeste de Minas Gerais vai ganhar uma nova unidade prisional, com capacidade para acolher 302 detentos. Para a construção do presídio, que ficará no município de Itaúna, serão investidos R$12,8 milhões. A autorização para início das obras foi assinada esta semana pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada.
?É mais um investimento na modernização do sistema prisional que Governo de Minas realiza. Com a nova unidade estaremos sanando a ausência de vagas nessa região do Estado?, destaca.
Segundo a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) o presídio terá três mil metros quadrados de área e será construído há sete quilômetros do centro de Itaúna e há 200 metros da Rodovia MG-050. A estrutura da unidade segue o modelo já adotado pela Suapi em outros municípios, contando com área para a carceragem, salas administrativas, cozinha, refeitório, lavanderia e posto de saúde. A previsão é que a obra seja entregue em 15 meses.
Para o superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas (Saig), Murilo Andrade de Oliveira, a importância do novo estabelecimento prisional não se resumirá em permitir a desativação da antiga cadeia pública local. ?Com a unidade em Itaúna iremos mais uma vez reafirmar o nosso compromisso com a ressocialização. No presídio iremos desenvolver as atividades que vão além de fazer cumprir uma medida de segurança, mas também recuperar e devolver à sociedade um cidadão?, disse.

COMPATILHAR: