Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da universidade de Rochester, nos Estados Unidos, sugere que a falta de Vitamina D no organismo pode prejudicar o tratamento de pacientes com câncer de mama. O estudo aconteceu com aproximadamente 200 mulheres que estavam sendo submetidas à quimioterapia. Depois de alguns exames, os cientistas descobriram que 70% das voluntárias, cujos resultados do tratamento se apresentavam comprometidos, tinham baixo índice da vitamina no sangue.
O estudo, que foi divulgado na publicação American Society of Clinical Oncology?s Breast Cancer Symposium, indica que a vitamina D ajuda a proteger a massa óssea e diminuir os riscos de fratura, comuns em pacientes que enfrentam o tratamento contra o câncer.
A equipe de pesquisadores também aponta que a deficiência da vitamina no sangue provoca outros malefícios para quem luta contra a doença como: dores musculares, dificuldade para dormir, baixos níveis de energia, fadiga, queda na imunidade e sintomas de depressão.
Mas, os pesquisadores também explicam que não encontram evidências entre o desenvolvimento da doença e a falta da vitamina D, e sim diversos prejuízos para o tratamento. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas sua principal fonte é a luz solar. O nutriente também é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo no intestino e na mineralização, ou seja, crescimento e reparo dos ossos.

COMPATILHAR: