O Governo de Minas divulgou nesta terça-feira (21) as cidades sedes  dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg 2019).

Seis municípios receberão as etapas regionais. Os jogos ocorrerão entre os dia 24 e 29 de junho em Pitangui (região Central), Três Marias (Norte), Baependi e Caxambu (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo), Governador Valadares (Vale do Aço) e Além Paraíba (Zona da Mata).  Já a etapa estadual será realizada em Uberlândia entre os dias 29 de julho e 3 de agosto.

O Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado. Neste ano a competição contará com a participação de 839 municípios.

Etapa microrregional

Até o dia 31 deste mês, cidades-sedes recebem a etapa microrregional do Jemg.

Em Formiga, uma das cidades sedes, os jogos serão realizados entre os dias 27 e 31. De acordo com a equipe organizadora, o município receberá atletas vindos de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Córrego Fundo, Passos, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, Doresópolis e Fortaleza de Minas.

No total, mais de 500 jogadores participarão das disputas das seguintes modalidades: futsal, handebol, vôlei e xadrez.

A cerimônia de abertura do JEMG acontecerá na próxima segunda-feira (27), às 18h, no ginásio poliesportivo da Escola Abílio Machado.

Jemg

A competição acontece em três etapas. A microrregional, que teve início no dia 22 de abril, é realizada em municípios das áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino  (SRE) da SEE e tem duração média de seis semanas.  Nela estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol,  vôlei e o xadrez.

Os campeões em cada uma dessas modalidades microrregional e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, que será realizada no Triângulo  Mineiro,  Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região central e no Norte do Estado.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica,  judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Novos talentos

Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática. Buscam também o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. As disputas estimulam ainda o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

COMPATILHAR: