A Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis já registrou, entre março e abril deste ano, três boletins de ocorrência referentes ao golpe do falso leilão virtual realizado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O site falso utilizou indevidamente o nome e logomarca do Detran-MG, assim como endereço de pátio credenciado pelo órgão para atrair vítimas.

O delegado regional Leonardo Pio disse que o Detran não tem qualquer vínculo com o site www.detranmgleilão.com (a página não é mais encontrada) e que já solicitou a retirada do endereço eletrônico do ar, assim como a investigação de quem está por trás do golpe.

De acordo com Leonardo Pio, dois homens e uma mulher caíram no golpe e chegaram a depositar valores de R$ 1 mil e R$ 2 mil para os criminosos.

“O estelionatário se vale de dados de um veículo que ele, já em posse, oferta no leilão por um valor muito a quem do valor de mercado. A parte interessada, entendendo que aquele negócio é muito interessante, acaba sendo ludibriada. Onde estelionatário pede um sinal para concorrer aquele lote do leilão”, explicou o delegado.

Detran não realiza leilões virtuais

O órgão ressalta que não realiza leilões virtuais. O falso site solicita dados pessoais do interessado, além de apresentar veículos de luxo com preços muito abaixo do praticado, o que pode atrair a atenção de possíveis compradores, levando a realizar depósito sem qualquer garantia.

“Importante esclarecermos que o Detran, em hipótese alguma, realiza a modalidade de leilão de forma virtual. Caso o cidadão se depare com esse tipo de anúncio, fique atento que pode se tratar de um golpe e leve essa informação para a delegacia da sua cidade”, destacou.

Veículos leiloados pelo Detran

Segundo a Polícia Civil, os veículos leiloados pelo Detran são provenientes de apreensão ou remoção, não reclamados pelos proprietários no prazo de 60 dias, conforme artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro.

Todos os pregões são organizados diretamente pelas comissões de leilão das Circunscrições Regionais de Trânsito da Polícia Civil e têm edital publicado no site oficial, onde podem ser conferidos os dados dos lotes, pátios, dias e horários de visitação e as respectivas regras.

Para evitar cair em golpes, a Polícia Civil orienta aos interessados que busquem informações por meio de canais oficiais. No caso do Detran-MG, o cidadão pode acessar o portal oficial ou ligar para o telefone 155.

“Importante frisar que o estelionatário a todo tempo se vale de diversos mecanismos fraudulentos, seja no anúncio, na conta bancária onde ele pede o sinal. E quando o depósito é feito ele imediatamente faz o saque que é transferido para várias outras contas, inclusive, para o exterior, onde a Polícia Civil fica quase incapacitada de atuar”, finalizou o delegado.

Fonte: G1

 

 

 

 

 

Comentários

COMPATILHAR: