A cidade de Nova Serrana conta agora com uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A unidade contará com uma equipe completa de policiais civis e uma psicóloga, e também acolherá denúncias de violência contra idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQI+.

De acordo com a Prefeitura, todo o atendimento da mulher vítima de violência, desde a acolhida até a realização dos procedimentos necessários, será feito por profissionais do sexo feminino.

A Delegacia realiza ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente aquele ocorrido no ambiente doméstico, no interior das relações conjugais e no âmbito familiar, baseada na diferença de gênero.

O Deam funcionará na rua Messias Augusto, no bairro Laranjeiras, em frente à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A inauguração do espaço ocorreu por meio de parceria com o Executivo municipal.

As adequações na estrutura física da Deam e a disponibilidade de servidores foram feitos pela Administração Municipal. Já parte dos equipamentos para funcionamento da Delegacia foi viabilizado pela iniciativa privada.

A cidade conta ainda com um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e a Casa mais Mulher. Este último, localizado no Centro de Nova Serrana, oferece atendimento psicológico e jurídico às mulheres e famílias vítimas de violência.

Sede da Polícia Civil

De acordo com a Prefeitura, será iniciada a construção da nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Serrana, no bairro Santa Helena (próximo ao Fórum no bairro Fausto Pinto). A ação também é uma parceria com a Prefeitura, que entrará com um terreno de 3.000 mil m², avaliado em mais de R$ 500 mil.

Fonte: G1

COMPATILHAR: