Os exterminadores estão à solta e o meio ambiente é a principal vítima. Aqui pertinho, na Lagoa do Fundão, a cidade de Formiga assiste passivamente a mais um crime ambiental.
Diversas espécies de árvores (arbustos) e muita vegetação de menor porte, tem sido dizimadas pela ação criminosa de alguém que não titubeia em se valer do fogo e da disseminação de agrotóxicos que na manhã desta quarta-feira (29), segundo o denunciante Lourenço Nascimento, fizeram com que muitos peixes boiassem no que resta da lagoa, ?de barriga para cima?.
Tão logo a denúncia chegou ao conhecimento de nosso editor, este se dirigiu para o local e em companhia do sargento Alexandre e do cabo Douglas, ambos da Polícia Ambiental. Juntos eles constataram o crime que foi filmado e fotografado. O denunciante, também falou à respeito (vídeo).
Diante da constatação, certamente a polícia ambiental já está tentando identificar o infrator, ou melhor, ?criminoso?.
Comunicados pela redação do jornal sobre a denúncia, os secretários de Planejamento Urbano e o de Meio Ambiente que, como não poderia deixar de ocorrer, prometeram acionar os fiscais para as providências cabíveis.
Os sinais de fogo recente, em especial no terreno adjacente a este agora murado (nitidamente dentro da faixa de preservação) indicam que se a ação não for imediatamente coibida, aquela área vizinha, conhecida como Refúgio da Vida Silvestre- Mata da Lagoa do Fundão, corre sério risco.

Em nota, a Administração municipal afirma que ?Uma equipe da Gestão Ambiental já esteve no local para levantar informações. O assunto será devidamente apurado e, caso seja constatada alguma irregularidade, todas as medidas cabíveis serão tomadas?.
O vídeo com a entrevista do denunciante, você pode conferir no Portal Últimas Notícias.

NR: As ações de fiscalização devem ocorrer antes das denúncias. Após a formalização das mesmas, também não se faz necessário o envio de uma equipe da Gestão Ambiental, basta apenas um fiscal para constatar o óbvio.

O vídeo com a fala do denunciante, Lourenço Henrique Nascimento assim como as fotos que integram esta matéria são por si só, explicativos.

COMPATILHAR: