Mais uma vez Formiga ganha desta que na mídia mineira. No domingo (7), o jornal Hoje em Dia publicou uma longa reportagem sobre os acontecimentos políticos da cidade, após as denúncias feitas por Eduardo Brás na semana passada.
Na matéria são citados inclusive os vídeos feitos pelo portal Últimas Notícias e as manifestações populares realizadas na cidade no mês passado.
Confira a reportagem na íntegra

Após ter filhos exonerados, vice-prefeito de Formiga grava imagens denunciando outras fraudes
Ana Flávia Gussen – Hoje em Dia
Depois de ter os dois filhos exonerados do primeiro escalão municipal, o vice-prefeito de Formiga, região Oeste, Eduardo Brás (PSDB) decidiu denunciar a administração. Acompanhado de câmeras, o tucano ?visitou? a prefeitura e alertou funcionários sobre a suposta prática de crimes, como caixa dois e direcionamento de licitação, pelo prefeito Moacir Ribeiro (PMDB).
Nos vídeos, Brás compara o prefeito a uma ?barata? e diz que a prefeitura está sendo gerenciada por uma ?quadrilha?. ?Eles tratam Moacir como uma barata, por que cachorro é bem tratado em pet shop que vai e lava ele (sic). A prefeitura hoje está nas mãos daqueles que receberam voto? , declarou o vice-prefeito, que já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Ele não citou nomes, mas especula-se que tratam-se de empresários que financiaram a campanha de Moacir e que estariam gerindo a prefeitura.

Nepotismo
Dois filhos de Brás ocupavam a secretaria de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico. Eles foram exonerados junto com outras três pessoas, depois de uma recomendação do Ministério Público feita no último dia 25. Nas gravações, Brás chega a citar as exonerações. ?Disseram que foi feita limpeza (na prefeitura. Vou mostrar a sujeira?.
O tucano foi ainda mais longe e acusou o prefeito Moacir de praticar crimes contra a administração municipal. ?Infelizmente existe um bando que está tomando conta da prefeitura e levando o prefeito a fazer coisas ilegais e desonestas. Tentei fazer esses alertas em reuniões? , disse.
O vice-prefeito denunciou suposta fraude na licitação para contratar uma agência de publicidade que atende a prefeitura. Sobre o suposto caixa dois, o vice-prefeito não deu detalhes.

Reação
A prefeitura de Formiga se posicionou dizendo que pretende acionar o Ministério Público para que apure as denúncias feitas pelo vice-prefeito solicitando, inclusive, provas ao denunciante.
Em declarações feitas à imprensa local, o chefe de gabinete e Secretário Municipal de Comunicação, chegou a declarar a exoneração dos filhos de Brás o motivaram a fazer as denúncias.
?Até dia 1º (de julho) não havia nenhuma quadrilha na Prefeitura, aí foi só exonerar os filhos dele, que dois dias depois se formou uma quadrilha na Prefeitura?.
O controlador geral do município, Cleuder Lima, aparece nos vídeos sendo abordado pelo vice-prefeito. Brás lembrou que o controlador já esteve envolvido em investigações, mas que acredita que não foi de má fé.
Na ocasião, Cleuder se compromete a conversar com o prefeito Moacir para que seja instaurado um processo administrativo para apurar o caso. Nas gravações, Brás também alega ter sido ameaçado de morte. ?Disse que vai me matar. Eu não tenho medo. Eles são todos gângsteres. Eu não ligo muito. Eu não vou deixar de ser coerente com minhas ideias, tentando ser sempre correto, por causa de um malandro?.

Manifestações
A situação política de Formiga gerou revolta na população, que aproveitou a onda de manifestações pelo país para pedir o fim da corrupção em passeata que reuniu 6 mil pessoas no último dia 27.
No ato, a pauta de reivindicações incluiu o fim do nepotismo e investigações sobre abuso de poder político e econômico. Isso porque existem denúncias de nepotismo na administração municipal.

COMPATILHAR: