A Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal vai apurar e debater, às 14h desta terça-feira (25), as denúncias de falta de médicos e itens de limpeza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

O encontro foi solicitado em requerimento pelo vereador Sidney Ferreira (PSD) e aprovado pelo vereador presidente da Comissão Sandrinho da Looping (Podemos).

De acordo com o documento protocolado, um dos itens a serem verificados diz respeito ao cumprimento de uma recente liminar, obtida na Justiça, que obriga médicos a cumprirem uma carga horária semanal de 40 horas no município.

A falta de equipamentos, itens de limpeza, suporte e profissionais auxiliares na Rede de Atenção Primária, ocasionando o sobrecarrega da Unidade Pronto-Atendimento (UPA), também é outro ponto que será analisado no encontro.

“Aqui mesmo na Câmara vários colegas vereadores já fizeram pronunciamentos sobre essa falta de médicos e é uma pauta justíssima que nos foi apresentada pelo vereador Sidney. Todos nós sabemos que o SUS tem como princípio básico a universalização, que assegura a todos o direito à saúde. Por isso, nós vamos realizar esse encontro, fazer essa checagem de informações e dados, pois é na atenção primária, que tudo se inicia e nossa cidade precisa fazer o enfrentamento adequado, ainda mais nessa pandemia”, disse Sandrinho da Looping.

COMPATILHAR: