O Departamento de Estradas de Rodagem ? DER/MG ? vem investindo de forma rotineira em campanhas educativas em todo o Estado. São cerca de 150 mil pessoas atingidas diretamente pelas campanhas em 2008, através de ações como blitz educativas, palestras, cursos, bem como reuniões, encontros de educação para o trânsito, distribuição de material educativo, passeatas, seminários e congressos educativos, ação junto a comunidade, entrevistas, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, o objetivo dessas campanhas é sensibilizar o motorista sobre questões como o álcool, utilização do cinto de segurança, excesso de velocidade e outros aspectos para um trânsito melhor e mais seguro. ?A partir das ações in loco, conseguimos atingir todo o Estado, levando esclarecimento junto à comunidade?, disse.
Para 2009, Fantoni prevê o foco nas ações educativas voltadas para o transporte de crianças, utilização do cinto de segurança no banco traseiro e dar seqüência nas campanhas do uso de álcool ao volante. Segundo ela, trabalhos educacionais realizados pelo DER apontaram que 70% dos passageiros não utilizam os cintos de segurança no banco de trás. ?Os dados revelam o desconhecimento da importância em usar o cinto?, lembrou.
Outro fator que também colabora para que o maior número possível de motoristas sejam alcançados nas campanhas é a parceria firmada entre o DER, Polícias Estadual e Rodoviária e ONG?s que contemplam a educação no trânsito de forma integrada.
Segundo Fantoni, programas como Linha Verde, ProAcesso e Parceria Público-Privada na MG 050 são contemplados com campanhas educativas. ?Nossa equipe atua com educação no trânsito, após colocação de redutores de velocidades, passarelas e outros mecanismos, conforme a necessidade de cada via. Além disso, promovemos cursos e atividades educativas dirigidas a escolas, empresas, entidades e profissionais?, finalizou.

COMPARTILHAR: