Considerada fator decisivo na disputa eleitoral, a propaganda gratuita no rádio e na TV vai consumir, segundo especialistas, aproximadamente metade dos recursos de campanha. Seguindo essa previsão, o candidato ao governo de Minas pelo PMDB, Hélio Costa, deve ter gastos de quase 3.000% maiores do que os registrados na última eleição estadual, em 2006.
Com orçamento estimado em R$ 35 milhões, a coligação Todos Juntos por Minas, de Hélio Costa, deve gastar cerca de R$ 17,5 milhões com os programas de TV. Para efeito de comparação, em 2006, o candidato Nilmário Miranda (PT), também coligado ao PMDB, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral uma despesa de R$ 617 mil com a produção dos vídeos. O total gasto na campanha foi de R$ 1,66 milhão. Quando comparadas as campanhas de 2002 e 2006, o aumento é de 2.787%.
Candidato à reeleição em 2006, Aécio Neves declarou ter gasto aproximadamente R$ 11 milhões com a produção de programas de rádio e TV – ou 59% do total declarado como gastos de campanha. Esse ano, a previsão da coligação Somos Minas Gerais, do candidato Antonio Anastasia (PSDB), de aproximadamente R$ 18 milhões, representa um aumento de 59% em relação às eleições de 2006.
A coordenação da campanha de Anastasia tem dito com frequência que só os programas de TV vão dar ao candidato o mesmo nível de conhecimento que já possui o seu adversário Hélio Costa, que é ex-apresentador de TV. Segundo o marqueteiro Paulo Vasconcelos, responsável pela elaboração dos programas, não há mistério na estratégia a ser seguida.
Vamos bater na tecla da continuidade de um projeto que está sendo bem sucedido. Não tem como ser diferente, antecipa. De acordo com o coordenador de campanha do candidato, deputado Rodrigo de Castro (PSDB), a estratégia é fazer com que o eleitor entenda que o Anastasia é direta ou indiretamente responsável por várias das conquistas dos últimos anos, explica.
A coordenação de campanha de Hélio Costa prefere não antecipar a estratégia que será usada nos programas, mas o próprio candidato já deixou claro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, serão estrelas em sua propaganda política. O Lula vai ser permanentemente visto no nosso programa. A Dilma vai ser vista todos os dias no nosso programa, disse Costa.
Semelhanças
Segundo o cientista político Malco Camargos, será possível observar em Minas uma estratégia semelhante a que será vista nacionalmente, mas com inversão dos partidos. Aqui em Minas, o PSDB deve fazer para o Anastasia uma propaganda que segue a mesma linha do PT nacional: com o discurso da continuidade, listando as conquistas da gestão anterior.
Já o PMDB local deve seguir a mesma estratégia nacional dos tucanos. A campanha de Hélio Costa vai tentar evidenciar a falta de passado político do adversário Antonio Anastasia e colocar em xeque sua capacidade de articulação,
disse o cientista.

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