Todas as detentas que estavam recolhidas na cadeia pública de Arcos foram transferidas na quarta-feira (4) para unidades prisionais da região. Dez delas, todas condenadas, foram para a Penitenciária Pio Canedo, em Pará de Minas. As outras quatro, que ainda aguardam julgamento, foram levadas para a cadeia pública de Bambuí. As 14 detentas dividiam uma única cela no estabelecimento prisional da cidade.
Segundo o delegado e diretor da cadeia, Irineu Coelho, a transferência ocorreu após problemas provocados pelas chuvas dos últimos dias. ?As chuvas torrenciais dos últimos dias provocou transtorno na cadeia pública de Arcos. O telhado de algumas celas foi danificado e graves problemas foram provocados, como infiltrações e danos na parte elétrica, sendo a situação mais grave verificada na ala feminina. A tubulação de energia deu vazão á água infiltrada na estrutura, vindo a molhar roupas e colchões, o que tornou impossível a permanência das detentas no local. Havia riscos de choque elétrico e de queda de parte do revestimento das paredes e teto, além de doenças que poderiam surgir em razão da insalubridade do local?.
De acordo com o delegado, as próprias detentas pediram para serem removidas, alegando não haver a mínima condição de lá permanecerem. ?Elas tinham razão. A situação estava péssima, perigosa. É nosso dever resguardar a integridade das presas e como não há outro local na unidade para acolhê-las não tive opção. A transferência foi uma medida de emergência visando a garantia da integridade das reeducandas. Havia risco de acidentes graves e a segurança do estabelecimento foi afetada. Temos que ser proativos, evitar os acidentes e as doenças?.

COMPATILHAR: