As 54 cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis registraram 697 novos casos prováveis de dengue em menos de uma semana. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e foram atualizados nessa segunda-feira (1º).

Arcos é a cidade da região Centro-Oeste com mais casos prováveis de dengue, com 2.239 casos. No dia 25, eram 2.051 – ou seja, em uma semana, foram notificados 188 novos casos suspeitos da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, 19 bairros apresentaram aumento nos índices de notificações totalizando 253 novos casos; são eles: Centro (27); Brasília (21); Calcita (17); Eldorado (12); Floresta (12); Jardim Bela Vista (36); Jardim Esplanada (8); Mangabeiras (17); Nossa Senhora Aparecida (13); Nova Morada (4); Nova Morada II (3); Novo Eldorado (2); Olaria (8); Planalto (17); Planalto II (2); Santa Efigênia (13); São José (8); São Judas (21) e São Vicente (4).

“Esses dados demonstram que o município ainda se encontra em situação de alerta e que a colaboração de todos no combate ao mosquito é muito importante, principalmente na eliminação de criadouros do mosquito vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya”, informou a pasta.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda as novas características de adaptação de desova do mosquito. Segundo a pasta, nos últimos anos a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem ocorrido em ambientes inesperados, como caixa de esgoto, ralinhos, casca de ovo, recipientes de água de animais e aves, dentre outros.

Foto: Prefeitura de Arcos

Combate ao mosquito

Segundo a Prefeitura, nesta terça-feira (2) os bairros Santa Efigênia, Calcita, Nossa Senhora Aparecida e Jardim Bela Vista receberão os agentes de endemias que realizarão a aplicação do UBV Costal (Ultra Baixo Volume Costal) nos quintais das residências. “É imprescindível a presença de um morador em casa para receber os agentes”, informou a administração municipal.

 

COMPATILHAR: