Na segunda-feira (29), o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) promoveu o Dia D da Saúde, evento que reuniu alunos e professores de diversos cursos da área da saúde para debater temas relevantes e atuais. A iniciativa foi organizada pelo coordenador do curso de Educação Física, professor mestre Paulo Márcio Montserrat, e contou com a presença da deputada estadual Lohanna França, que ministrou a palestra “Políticas Públicas em Saúde” no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.
Durante sua apresentação, a parlamentar destacou a importância de revisitar a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de compreender os desafios e conquistas que marcaram a área ao longo dos anos. “A gente decidiu fazer um panorama geral sobre a história do SUS, porque para falar de política pública a gente precisa pensar na grandeza do que foi construído pelos nossos sanitaristas. Quando eles, perto da Constituição de 88, desenharam e projetaram um Sistema Único de Saúde que atendesse todos os brasileiros, que tivessem trabalho formal ou não, que tivesse contribuído com o Sistema de Previdência durante a vida ou não. Então, aqui hoje temos um panorama do SUS ontem, o SUS hoje e o SUS amanhã. O que já construímos, o que temos hoje e o que esperamos amanhã? Incluindo os desafios, que não são poucos. E ter a oportunidade de falar sobre isto hoje no Dia D da Saúde, com os alunos e de forma multidisciplinar, com tantos cursos da área da saúde, para mim é um privilégio”, afirmou.

Foto: UNIFOR-MG
Lohanna também ressaltou a necessidade de desmistificar a visão da sociedade sobre o SUS, frequentemente alvo de críticas sem a devida análise. “Eu quero trazer um pouco o que a gente tem de bom, sem fechar os olhos para o que temos de ruim. Acho que há erros e exageros nos dois lados, quando pegamos alguém fingindo que o SUS é completamente perfeito e sem dificuldade de atendimentos, mas também há erros e exageros quando vemos alguém dizendo que o SUS não presta, que o SUS não atende ninguém adequadamente, que o SUS é péssimo. Então, acredito que com este bate-papo de hoje teremos condição de mostrar aos alunos o que temos de bom, mas sem fechar os olhos.”
Ao se dirigir aos estudantes que estão ingressando no mercado de trabalho na área da saúde, a deputada compartilhou sua experiência como graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de São João Del Rei. “Sei que é uma área que tem muitos desafios, tem muitos formados chegando no mercado, mas sei que tem um espaço bem aberto para quem se especializa e para quem entrega um trabalho cada dia mais atento às especificidades de cada um”, aconselhou.
O Dia D da Saúde se consolidou como um momento de reflexão e aprendizado, aproximando os futuros profissionais da realidade das políticas públicas e dos desafios que ainda se impõem na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente para toda a população.
Com informações do UNIFOR-MG