A administração municipal promoverá, no dia 20 de novembro (sábado), uma série de atividades para comemorar o Dia ?D? de combate à Dengue e o Dia Mundial contra o Diabetes.
Os agentes de controle de endemias prepararam a ?Brinquedolândia?, um espaço com brinquedos para as crianças, todo feito com materiais recicláveis. Além disso, haverá estandes, onde as equipes dos postos de saúde explicarão detalhes sobre a dengue hemorrágica, dengue comum, materiais recicláveis e outros assuntos relacionados ao tema. Alguns alunos e professores das escolas municipais farão apresentações teatrais e musicais.
A Secretaria de Gestão Ambiental e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também serão parceiros no evento, levando aos participantes informações sobre acúmulo de lixo e tratamento de caixas d?água.
O coordenador do setor de endemias, Anderson Avelar, ressalta a importância da participação da comunidade no evento. ?Precisamos conscientizar a população tanto sobre como evitar a dengue como quanto os perigos do acúmulo de lixo e materiais recicláveis? , afirma.
De 20 a 28 de outubro, foi realizado o 25º Mutirão de Combate à Dengue, quando foram recolhidos cerca de 2 toneladas e 300 quilos de lixo, em 70 bairros da cidade. Porém, ainda assim, a participação da comunidade foi aquém do esperado.
Já em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, haverá aferição de glicose, avaliação nutricional e divulgação de informações, assim como encaminhamento médico se necessário.

Dia D contra a Dengue e Diabetes
O Dia ?D? contra a Dengue foi criado pelo Ministério da Saúde e é comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de novembro. Já o Dia Mundial do Diabetes, instituído pela Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização Mundial de Saúde, para unir esforços e chamar a atenção da população mundial para a doença, é comemorado no dia 14 de novembro e, a cada ano, enfoca um tema especial. Já foram abordados temas como o diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida e o custo do diabetes. O enfoque deste ano é ?Vamos Controlar o Diabetes já?.

COMPATILHAR: