O dia 25 de agosto é a data em que os brasileiros comemoram o Dia do Soldado, trabalho dos membros do Exército Brasileiro, cuja celebração se iniciou em 1923. Este dia é especialmente dedicado para homenager o herói militar brasileiro Duque de Caxias. Essa data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.
Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, (25 de agosto de 1803 – 7 de maio de 1880) foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, responsável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos.
O Exército assim justificou tal homenagem: ?instituição que o forjou e de cujo seio emergiu como um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Ele prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político e administrador público de contingência e, inegualados, como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império?.
Em Formiga, foi realizada uma solenidade no Tiro de Guerra 04-030 para celebrar a data. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o Prefeito e Diretor do TG, Aluísio Veloso e o Capitão Zaidan. A solenidade contou com o Hino a Duque de Caxias, entoado pelos atiradores do TG, desfile da tropa a autoridades, e com a premiação do torneio de Futebol de Salão e do concurso de poesia realizado pelo TG entre algumas escolas.

COMPATILHAR: