Será comemorado no dia 29 de agosto, sexta-feira, o Dia Nacional de Combate ao Fumo e com o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pela tabaco serão realizadas atividades por todo o país.
Este ano, o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Câncer/Ministério da Saúde ? INCA – foi ?Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos? focando a alteração que está sendo proposta pela Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo nos ambientes coletivos fechados, porém ainda permite em áreas reservadas. Em pesquisa inédita divulgada pelo INCA realizada com a população urbana, revelou que pelo menos 2.655 indivíduos não-fumantes expostos involuntariamente à fumaça do tabaco morrem a casa ano no Brasil, ou seja, sete pessoas a cada dia. A pesquisa ainda revelou que a maioria das mortes ocorre entre mulheres (60,3%), apesar da existência de mais fumantes do sexo masculino.
A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste Mineiro ? ACCCOM ? realiza durante todo o ano um trabalho contínuo sobre o assunto com palestras para empresas, agentes de saúde e populares. No dia 29 de agosto, a equipe da ACCCOM estará na empresa TransCodil.
Segundo Denise Silveira, psicóloga da ACCCOM e responsável pelo Grupo Anti-Tabagismo, o trabalho precisa ser constante. ?O Centro de Controle de Combate ao Tabagismo existe desde de 2005, e são utilizadas técnicas terapêuticas aliadas aos novos medicamentos para a inibição das crises de abstinência que ajudam fumantes a deixar o vício, evitando diretamente a causa da maioria dos principais tipos de câncer, só neste mês foram iniciados dois novos grupos? disse Denise. Também participa da coordenação do Grupo Anti-Tabagismo a oncologista Denise Strassburger Nunes.

COMPATILHAR: