Nesta sexta-feira (27), encerra-se o prazo para que as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários se vacinem contra a gripe. Este ano, pela primeira vez, foram incluídos no público-alvo da campanha os trabalhadores de saúde, as gestantes (em qualquer fase da gravidez) e as crianças entre 6 meses e 2 anos. Até o ano passado, a campanha era voltada para os idosos (pessoas com 60 anos e mais) e indígenas, que continuam entre os grupos prioritários.
De acordo com a coordenadora do setor de Epidemiologia, Juliana Castro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 1.500 doses da vacina, que será aplicada em pessoas pertencentes aos grupos de diabéticos e imunodeprimidos, que são indivíduos que possuem o sistema imunológico debilitado.
Segundo Juliana Castro, Formiga atingirá a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 80%. ?Até no início desta semana já estávamos com 78,2% das pessoas previstas vacinadas. O único grupo que não atingiu a meta foi o de gestantes, o que acreditamos que houve uma superestimação dos números, já que cada PSF fez busca ativa de todas as grávidas de cada comunidade?, disse.
Até no início desta semana, na segunda-feira (23), haviam sido vacinadas 8.948 pessoas, sendo 954 crianças de 6 meses a menores de 2 anos (84,72%); 397 gestantes ( 47,89%) e 6.884 idosos ( 78,56%).
É importante lembrar que o horário de vacinação é de 7h30 às 17h nas unidades de saúde. Para receber a vacina é importante levar o cartão.

COMPATILHAR: