Férias escolares e um calor danado! Isso leva ao maior uso de ventilador, ar condicionado, televisão, computador. A geladeira gasta mais energia para esfriar os alimentos. Tomamos maior quantidade de banhos. Tudo isso pode aumentar o consumo de energia no verão.
Algumas mudanças simples no dia a dia favorecem a economia, que vão desde dinheiro aos recursos naturais.
Segundo informações do Analista de Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ranieri César Leite Coelho, o consumo de energia depende de variáveis ligadas à potência dos equipamentos e ao tempo de uso de cada um deles.
Veja algumas dicas que vão ajudar a economizar neste verão
Chuveiro – Usar na opção verão – economia de 30%.
Geladeira – Verificar borracha de vedação, evitar deixá-la aberta muito tempo e mantê-la em potência baixa, fazer o degelo periódico, evitar colocar alimentos quentes. Alerta! Uma geladeira em mau estado de conservação pode gastar até 67% a mais de energia elétrica.
Ar-condicionado – Fechar bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado. Opte em usar nos momentos mais quentes. O abuso deste aparelho pode elevar em 30% na conta de energia.
Luz ? Aproveite a iluminação natural e ascenda as luzes mais tarde.
Evite stand by – Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados. Além disso, é sempre bom escolher o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra ?A? pois são os mais eficientes e econômicos.
Para quem se interessa em investir numa economia constante, uma outra boa opção é instalar o sistema de aquecimento solar.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site da Cemig.

COMPATILHAR: