Cruzeiro e Atlético farão neste domingo (19), o tira-teima da grande final do Campeonato Mineiro 2013. O Galo abriu boa vantagem na primeira partida, quando venceu o rival por 3 a 0 atuando no Independência, com gols de Jô, Diego Tardelli e Marcos Rocha. Para se sagrar campeão, o time alvinegro pode perder por até dois gols de diferença. Já o Cruzeiro, detentor da melhor campanha na fase de pontos corridos, precisa bater seu rival por pelo menos três gols de diferença. No Mineiro, não existem disputa por pênaltis, nem critério do gol fora de casa. A partida será no Mineirão e terá 90% de torcedores cruzeirenses. A expectativa é que o público ultrapasse 50 mil pessoas.
Esperança
Apesar do revés no jogo de ida, o clima no Cruzeiro é de muito trabalho e esperança para a decisão. O técnico Marcelo Oliveira deve promover as entradas de Paulão e Egídio na equipe titular. O zagueiro substituirá Bruno Rodrigo, expulso na primeira partida logo no início do segundo tempo. Já Egídio ocupará a vaga de Everton na lateral-esquerda. Anselmo Ramon pode aparecer no comando de ataque no lugar de Borges, por ser um jogador mais forte fisicamente.
Mudança de postura
Além das alterações, Marcelo Oliveira cobrou uma mudança de postura de sua equipe, completamente envolvida no jogo de ida. Para o treinador, o Cruzeiro não pode repetir os erros de domingo passado. Caso contrário, o objetivo não será alcançado. ?A alteração fundamental é de postura. Entendemos que é possível, que já fizemos e contamos com a torcida. Eu não sou um técnico que faz coisas absurdas ou substanciais, mas analisamos algumas situações. Temos que fazer um time que possa marcar mais, mas que tenha inspiração e personalidade para jogar. Acreditamos em uma virada, o que já aconteceu em outras oportunidades. E, emocionalmente, temos que acreditar que é possível?, disse o treinador.
Tranquilidade e respeito
Pelos lados do Atlético, o discurso é de respeito ao rival, mesmo com a boa vantagem conquistada pela equipe. Além da final de domingo, o time terá que enfrentar uma desgastante viagem de 20 horas para o México na próxima semana, onde enfrentará o Tijuana pelas quartas-de-finais da Taça Libertadores. Para o atacante Jô, o Galo tem que pensar em um desafio de cada vez. ?É focar bastante no Cruzeiro, uma equipe que merece muita atenção. Depois a gente pensa na Libertadores. É uma chance muito grande, uma vantagem muito boa, considerável, mas não tem nada definido. Respeitamos o Cruzeiro, mas esperamos que a gente faça um grande jogo. Dentro do Independência a gente faz os nossos jogos, já estamos acostumados a jogar. No Mineirão, eu vinha jogar contra, duas ou três vezes. É um campo um pouco difícil de se entender. Parece grande, mas é do mesmo tamanho do Independência. Temos que ter a concentração sempre elevada?, afirmou o atacante.

COMPATILHAR: