A presidente Dilma Rousseff anunciou junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (3), a distribuição de medicamentos gratuitos para hipertensão (pressão alta) e diabetes. Os remédios estarão disponíveis na rede credenciada pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal. Para que a pessoa adquira o medicamento gratuito é necessária a apresentação de receita médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, o orçamento anual do programa Aqui Tem Farmácia Popular é de R$ 470 milhões, e o impacto dessa nova medida será definido com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa.
Farmácia Popular
Presente em mais de 2,5 mil municípios, o programa Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos essenciais a um baixo custo para a população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas.
Por meio de parcerias com a rede privada de farmácias, o governo federal paga o percentual de 90% sobre o preço de referência do medicamento nos estabelecimentos com a marca ?Aqui Tem Farmácia Popular?, que oferecem 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.

COMPATILHAR: