A direção e membros da mesa administrativa da Santa Casa de Formiga, por intermédio do provedor, Geraldo Couto, assinaram, na semana passada, o contrato de aquisição de três equipamentos de última geração, representando o que há de mais moderno em aparelhos de diagnóstico por imagem. São eles: Arco Cirúrgico (Arcadis Avantic), Hemodinâmica (Artis Zee floor 30×40) e Tomografia Computadorizada com 128 canais (Somatom Perspective 128). As novas máquinas irão agilizar e melhorar a qualidade de atendimento médico em três especialidades: cardiologia, neurologia e cirurgia vascular.
Resultado de um investimento superior a R$ 3 milhões, o serviço de hemodinâmica irá permitir que procedimentos como cateterismo e angioplastia sejam, em breve, realizados em Formiga.
Com os equipamentos, a Santa Casa de Formiga se tornará pioneira na região Centro-Oeste, a oferecer atendimento completo na área de cardiologia, desde o pronto atendimento até o diagnóstico e tratamento necessário. Com a aquisição, o hospital pretende se tornar, definitivamente, uma Unidade de Alta Complexidade.
?Essa mudança irá reduzir despesas para pacientes, facilitar o atendimento e evitar deslocamentos até os grandes centros, para procedimentos na área de hemodinâmica. Além disso, irá nos permitir atender, em Formiga, cateterismos de diagnóstico, angioplastias e cirurgias. A compra dos equipamentos também faz parte dos objetivos estratégicos e do projeto de alta complexidade da Santa Casa, explicou o provedor, Geraldo Couto.
O contrato para aquisição dos aparelhos de Hemodinâmica, Arco Cirúrgico, Tomografia Computadorizada e de toda a estrutura de controle e geração de imagens foi assinado pelo provedor, Geraldo Couto, pelo médico cirurgião, Hélcio Rubens Santos Rezende, e pelo engenheiro e representante da empresa Siemens, Leandro de Souza Silva.
Parceiros
O novo e alto investimento não partiu apenas da Santa Casa, houve, também, a parceria da equipe de Cirurgia Cardiovascular, que, em breve, irá atender na Instituição. A mesma será conduzida pelo médico cirurgião cardiovascular e chefe dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Madre Teresa, de Belo Horizonte, Dr. Rodrigo de Castro Bernardes, e pelos cirurgiões Dr. Hélcio Rubens, Dr. Vicente Ferreira e Dr. Júlio César Paim.
Parte da equipe, como o Dr. Hélcio Rubens, já atende na Santa Casa, desde janeiro deste ano, e realiza cirurgias como colocação de Marcapasso Definitivo e outras.
De acordo com o representante da empresa Siemens, Leandro de S. Silva, a chegada dos equipamentos, como hemodinâmica e tomografia computadorizada, ainda levará tempo, pois são máquinas importadas da Alemanha. O Arco Cirúrgico estará na Instituição na primeira quinzena de agosto, quando entrará em funcionamento.
Conforme a direção do Hospital, a pretensão é que o aparelho de Tomografia esteja em funcionamento em dezembro de 2013 e a Hemodinâmica a partir de janeiro de 2014.
Centro de Diagnóstico por Imagem

Atualmente, o Centro de Diagnóstico por Imagem oferece tomografia, aparelhos de raios-x, além do novo serviço de ressonância magnética, que será inaugurado no próximo dia 16. No Centro, são realizados exames em alta definição, possibilitando mais acessibilidade aos usuários.

Os equipamentos
O aparelho de Hemodinâmica permite aos médicos fazer não apenas diagnósticos precisos, como também a realização de procedimentos cirúrgicos endovasculares. É possível realizar, ainda, exames, diagnósticos e intervenções terapêuticas, nas áreas de cardiologia, angiologia, neurologia, terapia intensiva, entre outras, que possibilitarão a análise de qualquer vaso sanguíneo do corpo humano.
– Arco Cirúrgico: é um equipamento hospitalar com flexibilidade avançada, o que o torna útil não somente em centros cirúrgicos, como também em lugares menores. Seu tamanho também permite que seja usado em conjunto com outros equipamentos hospitalares. É uma espécie de raios-x móvel, preferido por boa parte dos ortopedistas e neurocirurgiões.

– Tomografia Computadorizada com 128 canais: realiza e facilita exames de to-mografia. Capaz de gerar imagens de alta qualidade, mesmo nas situações mais adversas, como em pa¬cientes com múltiplos traumas, sem condições de se manter em posições ideais, podendo, também, realizar aquisições em paciente com dificuldades em segurar a respiração por determinado intervalo de tempo. Projetada para também acomodar pacientes obesos. Este aparelho tem reduzida a dose de radiação ao mínimo necessário e protege os tecidos vizinhos de eventu-ais doses desnecessárias de radiação.
Histórico
As novas aquisições são um fato único e histórico para a Santa Casa de Formiga e a empresa Siemens, repetindo outras ideias pioneiras na instituição. Em 1897, foi adquirido o primeiro equipamento de raios-x da América Latina e, consequentemente, do Brasil, sendo que, em 1898, foi realizado o primeiro exame de raios-X do ministro Lauro Muller, por um equipamento Siemens, utilizado pelo Dr. José Carlos Ferreira Pires, em Formiga.
A história revela, ainda, que esse equipamento foi importado dois anos após Wilhelm Conrad Roentgen ter descoberto os Raios-X, equipamento esse que, hoje, se encontra no International Museum of Surgical Science, em Chicago, devido à sua importância na América Latina.
Depois de 125 anos, contagem do ano em que o aparelho chegou ao Brasil, a história se repete entre as instituições e a Santa Casa de Formiga será, novamente, pioneira em adquirir aparelhos modernos e de última geração, porém, agora, na região Centro-Oeste de Minas.

COMPATILHAR: