Um mal entendido teria provocado um grande alarde nas redes sociais na quinta-feira (10) dando notícias a respeito do fechamento do Centro Nefrológico Formiguense conhecido como ?Hemodiálise?.
Na manhã desta sexta-feira (11), em entrevista ao Portal Últimas Notícias, o responsável técnico do Centro, o médico nefrologista Sérgio Wyton Pinto explicou que há mesmo um sério problema relacionado aos repasses dos valores que custeiam procedimentos e o pagamento dos funcionários do Centro, mas não há possibilidade de fechamento. ?Foi mesmo um mal entendido provocado pelo medo dos nossos pacientes, o que é compreensível, pois são os procedimentos aos quais eles são submetidos aqui que os mantém vivos?, comentou o médico.
Atualmente, o centro atende a 180 pacientes de 17 cidades da região e conta com uma equipe de 40 funcionários, dentre estes estão seis médicos. O Centro é credenciado junto ao Ministério da Saúde há 20 anos. Na época, para acelerar o processo, esse cadastramento foi feito em nome da Santa Casa, que, desde então, recebe os repasses feitos pelo Governo e os encaminha para o centro, o que de acordo com Sérgio Wyton, não está ocorrendo adequadamente. ?O Ministério da Saúde repassa o recurso para a Secretaria de Estado de Saúde que o encaminha para a Santa Casa que não tem nos repassado os valores integralmente há quatro anos. Temos inclusive, uma ação na justiça para resolver o caso. O problema se intensificou agora, porque houve atraso no repasse do Ministério da Saúde?, explicou o médico que afirmou que durante reuniões com a provedoria, a justificativa é que os atrasos estejam relacionados a atrasos de repasses da Prefeitura com a Santa Casa, porém não soube dar detalhes.
Com a ampla divulgação da falsa informação sobre fechamento, os profissionais do Centro se reuniram na manhã dessa sexta-feira com os pacientes presentes para acalmá-los e explicar que de imediato, não há esse risco. ?Não vamos interromper os tratamentos, mas esses problemas nos impedem de fazer melhorias no atendimento e a longo prazo, podem dificultar ou até impedir a prestação do serviço que oferecemos dentro de um alto padrão de qualidade?, completou.
Diante da informação, os pacientes pretendem montar uma associação que os represente ante as autoridades em casos como o de agora, fazendo valer o direito ao atendimento.
?Estamos esperançosos e aguardamos que o problema seja resolvido. Contamos com o provedor da Santa Casa (Dr. Geraldo Couto) para que essa situação se regularize e tenhamos condições de continuar a atender com qualidade e fazendo as melhorias necessárias em benefício dos nossos pacientes?, encerrou o médico.
Na Santa Casa
A assessoria de Comunicação da Santa Casa de Caridade de Formiga emitiu nota na manhã dessa sexta-feira dando a versão da entidade sobre o problema: ?A Santa Casa de Formiga esclarece que os serviços prestados pela empresa Nefrocentro NÃO irá fechar ou acabar, isso se a empresa não tiver o interesse de continuar, caso isso venha acontecer, já temos outra equipe para substituí-la. Sobre os repasses atrasados estes são enviados do Ministério da Saúde (MS) e estão atrasados em todo o Estado de Minas Gerais. Além deste atrasado o Ministério da Saúde também paga com atraso de no mínimo 04 meses. O último mês que a Santa Casa de Formiga recebeu foi o de abril de 2014, e não seis meses como vem sendo divulgado?.
Com relação aos atrasos anteriores a Santa Casa ainda não se posicionou. Com relação aos atrasos serem, em parte causados por atrasos em repasses da Prefeitura, a assessoria apenas confirmou que o repasse da verba federal vem do Estado diretamente para a Santa Casa, sem passar pela Prefeitura.

COMPATILHAR: