Por Paulo Coelho

A mudança de postura dos vereadores, que na semana passada foi objeto de editorial do Últimas Notícias, intitulado “Rebelião na base”, mais uma vez, se repetiu na reunião ordinária desta semana. Um deles, de reconhecida liderança e competência política, comentando o editorial foi direto ao assunto afirmando: “não se trata de rebelião, é que decorridos mais de 10 meses de governo, precisamos cobrar mais. Esta é a forma que temos para auxiliar a administração que mesmo sendo muito bem intencionada, comete alguns erros. Não é rebelião nem governo paralelo. É um auxílio que o Legislativo dá ao Executivo, com o intuito de corrigir algumas falhas”.

Assim sendo, mais uma vez, pinçamos, dentre as inúmeras falas havidas naquela tradicional e cansativa maratona que durou quase quatro horas, pequenas falas dos vereadores que por serem pontuais, podem trazer ao Executivo um norte sobre os pontos em que a vulnerabilidade no atendimento dos anseios do povo é maior.

Sobre projeto de cobrança do ISS 

(Foto: Divulgação)

O vereador Sidney Ferreira/PDT justificou o voto a favor da aprovação do projeto afirmando que: “estamos ampliando a lista de prestadores de serviços  que sediados em outros municípios não recolhem nada aqui. Prestam serviço, cobram, mas não recolhem o ISS”.

 

Sobre Iluminação Pública:

Com a aprovação do projeto e das emendas sugeridas e acatadas pelo governo,  Sidney comentou: “Nada mais justo que não se cobrar de quem não recebe o serviço. Agora, é preciso também não se esquecer da total precariedade do atendimento público, no tocante a manutenção onde ela [a iluminação] existe”, disse.

Ponte em Rodrigues:

“Faz tempo que venho pedindo providências da Secretaria de Obras para consertar a ponte. Agora, o resultado está aí. Graças a Deus o acidente ocorreu com um caminhão e não com um ônibus escolar. Quem sabe agora eles resolvam o problema?”

Alto da Praia:

A Secretaria de Obras informou aos moradores do bairro Alto da Praia que só pavimentaria a rua Joaquim Antônio Lopes se eles [moradores] fornecerem os bloquetes. “Gostaria de saber se este critério também foi adotado, por exemplo, para se pavimentar outras ruas como a rua dos Universitários, onde sua ocupação é composta por empresários”.

 

Iluminação Pública:

Foto: Arquivo UN

Referente à manutenção da iluminação pública, o vereador Sandrinho da Looping/PDT declarou: “Precisamos cobrar da empresa contratada para que ela zere logo, o passivo herdado e tire esta cidade da escuridão”.

 

Saae:

Sandrinho questionou com veemência a resposta que o Saae lhe enviou sobre alguns questionamentos. Como exemplo, citamos: “(…) o número de caminhões depende da quantidade de água que temos para distribuir. Nesta crise, conseguimos utilizar seis (próprios, alguns alugados e emprestados). A autarquia possui dois caminhões já com bastante tempo de uso.  – os números dos telefones constam nas contas de água do usuário e todos os pedidos foram protocolados (…)” .

Para poupar tempo de nossos eleitores, a editoria resolveu não comentar o restante do conteúdo da estranha resposta oficial que nos pareceu, apenas ter irritado o vereador que no exercício de sua função como fiscal, tentou melhor se esclarecer sobre o que de fato ocorre na autarquia. Tudo indica que Sandrinho deverá se socorrer de uma auditoria para elucidar suas dúvidas.

Estradas rurais:

Foto: Arquivo UN

Referente à situação das estradas rurais o vereador Flávio Martins/PSC foi enfático: “cansei de encaminhar pedidos sobre esta questão. Que então, o Departamento de Comunicação, nos informe as razões pelas quais não recupera as estradas rurais”.

Comércio Ambulante:

Sobre o comércio Ambulante o vereador lembrou várias reuniões com o Executivo, Polícia Militar e Acif/CDL e disse: “Sabemos da necessidade desses ambulantes em trabalhar. Apenas fizemos adequações no projeto para que tenhamos uma cidade mais organizada e com condições para a população poder trafegar e os demais comerciantes não terem aborrecimentos. A Ponte dos Três Irmãos, por exemplo, já conta com pouco espaço para as pessoas trafegarem e o local parece um varal. Outra questão é a segurança. Esses comerciantes não podem trabalhar em frente a agências bancárias e Lotéricas. Colocamos na emenda que não tenha vendedores em determinadas ruas do Centro”.

 

Falta de atendimento:

Foto: Arquivo UN

Sobre os pedidos de providências, o vereador Marcelo Fernandes/PCdoB declarou: “para os meus pedidos sobre iluminação pública, tapa-buracos, pavimentação e outros, além de não haver atendimento, sequer recebi resposta justificando”.

 

Reabertura de Cagódromo:

Referente ao fechamento do banheiro público localizado próximo à ponte dos Três Irmãos, o vereador questionou: “por que razão insistem em manter fechado aquele equipamento de grande importância [necessidade] para a população que transita o dia inteiro pelo Centro”?

Saae

“O povo reclama e com razão que recebeu só ar e está sendo cobrado por água”.

“A comunicação e o atendimento no Saae continuam falhos. É preciso resolver com urgência. A população já não aguenta mais”.

“Lá tem muitos bons funcionários, falta administração”.

Obras paralisadas:

“Alguém tem que informar o que há com as construtoras Niemeyer e Vega. As obras estão inacabadas e os moradores sem poderem entrar com seus veículos em garagens. Eu e o Flávio Couto já não estamos podendo nem sair nas ruas em nosso bairro. É uma vergonha!”

 

Tapa-buracos:

Foto: Arquivo UN

Sobre os pedidos de providência, a vereadora Wilse Marques/PP declarou: “tem pedidos meus, feitos há mais de 9 meses, mas até hoje não nasceram”.

 

Ponte da Vendinha:

“Fizeram um serviço bem porco. Mas”

Pontevila:

“Obras paralisadas sem a menor explicação. Vem aí o período de chuvas e vamos perder tudo que já foi feito.  É uma vergonha!”.

 

Sintetizando tudo:

Foto: Arquivo UN

Resumindo tudo o vereador Cabo Cunha/PMN foi enfático: “a população tem todo o direito de cobrar tudo que tem cobrado. Isto é cidadania. Que continue assim, cobrando todos os serviços que tem direito”.

 

 

 

Saae:

Foto: Arquivo UN

Sobre o Saae, o vereador Mauro César/SD declarou: “assim como o prefeito isentou de pagamento da CIP quem não recebe o serviço, o Saae deveria devolver o dinheiro àqueles que pagaram e não receberam água”.

 

Iluminação Pública:

“Informo ao secretário que no Nossa Senhora de Lourdes, há meses, os moradores reclamam pela falta de serviço em inúmeras ruas”.

Secretaria de Educação:

“É preciso evitar as agressões que se tornaram constantes nos últimos tempos, em especial entre funcionários e alunos. O ideal é que tenhamos uma avaliação semestral que indique o controle emocional de funcionários e se possível até mesmo de alunos”.

 

COMPATILHAR: