Por Gleiton Arantes 

Foto: Arquivo UN

Flávio Couto – Deu entrada na Câmara nessa semana o projeto de lei 131/2018, de autoria do vereador Flávio Couto. O projeto versa sobre calçamentos e pavimentações e/ou asfaltamentos das estradas da zona rural. Na reunião, ele destacou a importância da proposta e pediu a análise dos colegas. Flávio voltou a falar sobre a situação das estradas rurais. “Nessa semana, o vereador Marcelo Fernandes conheceu o trabalho nas estradas rurais e é importante unir forças. Tomara que eles atendam a solicitação do colega, pois atenderam poucos pedidos meus”. Sobre a Saúde, o vereador questionou o porquê não estão sendo feitos exames com receituário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que conta com 9.867 associados.

Foto: Câmara Municipal/Divulgação

Flávio Martins – Solicitou melhorias em ruas do bairro Novo Horizonte e limpeza da quadra do bairro Água Vermelha. “Que se faça a notificação do proprietário de um lote na rua Rio Tocantins ao lado do nº 403”.

 

(Foto: Arquivo UN)

Sidney Ferreira – Pediu a instalação junto à Anatel e empresas de telefonia celular de uma antena nas comunidades de Fazenda Velha e Serrinha. “Em relação às estradas rurais intransitáveis, que a Prefeitura execute o serviço, não quero resposta, que geralmente são vazias, isso não é função de vereador. Estamos transmitindo pedidos da população e estamos no segundo ano de mandato. Se não tem equipamento que se corte gastos. São 14 secretarias e que se enxugue a máquina. Pra que manter chefe de estradas rurais e secretário adjunto, se não tem o que fazer? Quem executa o orçamento é a Prefeitura, não somos nós”.

Foto: Paulo Coelho/Últimas Notícias

Marcelo Fernandes – Solicitou informações aos Correios por quais motivos os moradores do bairro Alto dos Pinheiros não recebem suas correspondências. O vereador contou que esteve nas comunidades rurais e na comunidade de Barreira, uma criança não está indo à escola, porque a van não consegue passar perto da casa dele. É preciso que a van faça um contorno de uns 10 km a mais pois não consegue chegar perto da Barreira.

(Foto: Gleiton Arantes)

Sandrinho da Looping – O vereador cobrou iluminação na praça do bairro Cidade Nova e disse ainda sobre o matagal ao lado da quadra de esportes naquele bairro. Os estragos na quadra também estão oferecendo riscos aos usuários. “Que seja colocado um redutor de velocidade na rua Dr. Teixeira Soares, próximo ao número 824. A Secretaria de Gestão Ambiental precisa informar quando começará o recolhimento de animais nas ruas. No final de semana um cavalo foi atropelado próximo ao Posto São Vicente”.

 

Foto: Arquivo UN

Joice Alvarenga – A vereadora falou sobre a audiência pública realizada pela Prefeitura na semana passada. “Tem um dado que nos deixou preocupados, referente a um percentual aplicado na folha de pagamento, que hoje chega a 51,3% do total da arrecadação. Esse percentual é alto e está no limite. Sabemos que pelo Tribunal de Contas, acima de 49% já está acima da linha de prudência e acima de 51%, o Tribunal já recomenda cuidados ao prefeito. Os municípios estão recebendo menos recursos, mas sabemos também que temos uma folha nada enxuta, que se deve aos cargos comissionados. É preciso que o prefeito informe à Câmara como está o quadro dos servidores comissionados”.  

Foto: Arquivo UN

Wilse Marques – Esteve na reunião do Codema, na segunda-feira e na ocasião, foi discutido sobre o ninhal de garças em um bambuzal, nas proximidades da associação Mão Amiga. Os conselheiros autorizaram a poda desse bambuzal assim que terminar o ciclo reprodutivo das garças. Wilse informou também que a Secretaria de Obras irá instalar uma academia ao ar livre em Furnastur. A inauguração está prevista para o dia 10 de março.  “Devolvemos R$50 mil para a Prefeitura para o conserto de máquinas e solicitamos melhorias nas estradas rurais de Aroeira e Fivela”.

Foto: Arquivo UN

Mauro César – Cobrou melhorias às secretarias de Obras e Gestão Ambiental no espaço destinado às caminhadas da população em direção à Lagoa. “Melhorias nos passeios e também a operação taba buracos nesse trecho, além da iluminação. Solicitar a manutenção na academia ao ar livre em frente ao Parque de Exposições e melhorias nas ruas Nossa Senhora de Lourdes e Quinzinho”.

Foto Arquivo/UN

Piruca – O presidente da Casa cobrou melhorias referente ao matagal na rua Alfredo Avelar, no Maringá, além de calçamento e limpeza na rua Dercy Alves Costa.

 

COMPATILHAR: