Um projeto para melhorar a qualidade da merenda escolar, de autoria do vereador Cid Corrêa/PR, está em tramitação na Câmara Municipal. A proposta prevê a proibição do comércio de produtos industrializados nos barzinhos da escola e a implantação de um cardápio mais elaborado, com alimentos saudáveis.
O assunto tem sido bastante discutido na Câmara. Entretanto, na reunião de segunda-feira (13), o vereador Mauro César/PMDB apresentou correspondências enviadas por diretoras de 11 escolas da cidade nas quais elas pedem que seja feito um debate sobre a restrição alimentar.
Na correspondência, as diretoras reconhecem a importância do projeto, porém ressaltam que terão dificuldades de implantá-lo, devido ao alto custo que será para montar um cardápio com alimentos saudáveis. As diretoras ressaltam que os alunos continuarão comprando produtos industrializados nos barzinhos perto das escolas, por isso, elas querem uma sensibilização para um debate democrático em busca de soluções.
Na ocasião, a diretora da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira, Morgana Luiza de Souza Frade, e a cantineira chefe, Lúcia da Silva, usaram a Tribuna do Povo para falar sobre o cardápio que elaboram para uma merenda saudável
Morgana Frade enfatizou que há uma certa resistência de alguns profissionais de educação e diretores, que apontam custo elevado, mas ela acredita que depende de adaptação e mudança de práticas, já que as próprias escolas podem oferecer os produtos por meio de hortas escolares. Segundo a diretora, o custo da merenda saudável pode sair mais em conta do que a compra de produtos industrializados. A cantineira Lúcia da Silva destacou que a maior preocupação é com a saúde dos alunos, já que a merenda saudável ajuda a combater a obesidade infantil, colesterol alto, hipertensão, cáries e diabetes.

COMPATILHAR: