Em Minas Gerais, os diretores de escolas estaduais são indicados a partir de um amplo processo de escolha realizado pelas comunidades escolares. Para participar do processo de indicação de diretor o professor ou especialista educacional interessado deve obter a Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de Escola Estadual. É um requisito essencial. O processo de escolha em Minas Gerais é realizado periodicamente e vem dando certo porque une a vontade da comunidade escolar com a competência necessária para desempenhar a função de gestor da escola.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) já promoveu dois exames de Certificação Ocupacional para diretores, em 2006 e 2007. Nas duas edições foram certificados 11.364 educadores em todo o Estado.
Os 35 mil educadores inscritos para o 3º exame de certificação promovido pela Secretaria de Estado de Educação fizeram a prova neste domingo (21), de 8h30 às 12h30. A certificação emitida pela SEE é válida por quatro anos a partir da data do resultado oficial. No início de 2011, em data ainda não definida, as escolas estaduais realizarão o processo de indicação de diretor escolar.
O conteúdo das provas é baseado no Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão), disponibilizado no guia de estudos específicos, organizado pela SEE e publicado no site da Secretaria. A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta.
As provas foram realizadas simultaneamente em Belo Horizonte para os candidatos a escolas vinculadas às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) A, B, C e nos demais municípios, nas sedes das SREs, exceto na regional de Coronel Fabriciano, no Leste do Estado e em Ipatinga, também no Leste de Minas.
A Certificação será concedida ao candidato que obtiver o percentual mínimo estipulado para cada competência. A listagem dos candidatos certificados será disponibilizada no Minas Gerais e também no site da SEE até o dia 15 de dezembro, de acordo com o edital. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.makiyama.com.br/concursos/seemg/.

COMPATILHAR: