Um novo aparelho chamado Pisc promete ser útil para indivíduos que sofrem com olho seco. Criado no Brasil, o dispositivo emite luzes, sons ou vibrações 15 vezes por minuto que lembram a pessoa de piscar. Ainda em fase de testes, na Unifesp, os resultados preliminares apontam sucesso do protótipo.
O trabalho de testes vem sendo feito com 20 pessoas com olho seco e 20 que não sofrem do mal. Durante o processo, os voluntários do estudo tinham que ler um texto no computador, com e sem o Pisc, por dez minutos. A frequência com que piscavam era monitorada por uma webcam. Eles também passaram por exames oftalmológicos.
De acordo com os pesquisadores, houve aumento na frequência em que as pessoas piscavam na frente de aparelhos como o computador, que por exigir maior atenção da pessoa, muitas vezes é um dos responsáveis direto pela síndrome.
Ao piscar pouco, a lágrima evapora rápido. Com o ressecamento, podem aparecer inflamações na córnea. A esperança é que o aparelho consiga automatizar os usuários a piscarem mais vezes e diminuir ressecamento ocular.

COMPATILHAR: