Em 2010, será obrigatória também a apresentação de algum documento com foto, juntamente ao título eleitoral.
Segundo a chefe do cartório eleitoral de Formiga, Sônia Maria de Oliveira, esta mudança é em função da facilidade de fraude, pois todos sabem que o mesmo eleitor não pode votar duas vezes com o mesmo título, mas ninguém impede que ele vote com outro título, já que o documento não tem foto para identificação.
Em Formiga, existem cerca de 68 mil habitantes, desses, 52.158 devem ir às urnas nas eleições de 2010. De acordo com a chefe do cartório eleitoral, 2.671 formiguenses tiveram o título cancelado, por vários motivos, alguns deixaram de votar por três vezes consecutivas, além do cancelamento por óbitos.
Para quem perdeu o título, o prazo para retirar a segunda via na cidade onde o eleitor mora vai até o dia 23 de setembro e até o dia 4 de agosto se ele requerer o documento em outra cidade. O eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral.
Documentos que serão aceitos nas eleições juntamente com o título de eleitor
Carteira de Identidade ou documento de valor legal ou equivalente (Identidade Funcionais)
Certificado de Reservista
Carteira de Trabalho
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Observação: não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.

Balanço
Em todo o país, 134 milhões de eleitores deverão ir às urnas para votar em 20.839 candidatos registrados aos vários cargos em disputa. Fechado o período de inscrições, foram computados nove registros de candidaturas para presidente da República; 182 para governador; 288 para senador; 5.869 para deputado federal; 13.688 para deputado estadual e 803 para deputado distrital.
Esses números podem ser alterados porque ainda serão analisados os processos de impugnação baseados na Lei do projeto Ficha Limpa. Podem também ser aceitos ainda pedidos de registros de candidatos não registrados por seus partidos e preenchidas vagas remanescentes, abertas por conta de diversas situações previstas na lei eleitoral. Em Minas Gerais, foram registradas sete candidaturas ao governo de Minas.

Confira abaixo:
Candidato: Antonio Augusto Junho Anastasia (PSDB) e Vice: Alberto Pinto Coelho (PP)
Candidato: Hélio Costa (PMDB) e vice: Patrus Ananias (PT)
Vanessa Portugal Barbosa (PSTU) e vice: Oraldo Soares Paiva (PSTU)
Vanessa Portugal Barbosa (PSTU) e vice: Oraldo Soares Paiva (PSTU
José Fernando Aparecido (PV) e vice: Leonardo Mattos (PV)
Fábio Aparecido Martins Bezerra (PCB) e vice: Sílvio Pedro Rodrigues (PCB)
Luiz Carlos Ferreira (PSOL) e vice: Valdir Lopes Giácomo (PSOL)
Edilson José do Nascimento (PTdoB) e vice: Marluce Rodrigues Pereira de Paiva (PTdoB).

Plantão da Justiça Eleitoral
O Cartório Eleitoral de Formiga estará de plantão neste sábado e domingo (10 e 11), de 12h às 14h, para receber denúncias de propaganda irregular. A chefe de cartório, Sônia Maria de Oliveira, ressalta que haverá mudanças nos esquemas de plantões para os próximos finais de semana, mas ela não sabe ao certo como será o sistema.

Comentários
COMPATILHAR: