“Bola em jogo, alegria do povo”. A frase criada por Alberto Rodrigues, narrador esportivo da Itatiaia, e imortalizada nas ondas do rádio, ganha sentido novo em grande parte do território nacional com a pandemia do novo Coronavírus. Em Minas Gerais, América, Atlético e Cruzeiro tomaram atitudes drásticas devido ao crítico momento que assusta os quatro cantos do planeta e, sem data para retornar aos jogos oficiais, vivem rotina atípica.

Conforme o portal Hoje em Dia, com medo da proliferação do vírus, os grandes da capital suspenderam as atividades das categorias de base e, para proteger os atletas das respectivas equipes principais, o número de pessoas com acesso aos centros de treinamentos também foi reduzido. Profissionais de imprensa, que diariamente cobrem o dia a dia dos clubes, entraram neste “balaio”.

“O clube tem passado as melhores informações possíveis. É um clube que preza muito pelo ser humano, pela família. Então, o Atlético tem passado todos os cuidados que devemos tomar aqui dentro e também fora, na nossa casa. Infelizmente, é uma situação que foge do nosso controle e do controle do clube”, comenta o zagueiro atleticano Gabriel. 

“Temos certeza que estamos em boas mãos em termos de instruções e que, seguindo essas instruções, o risco é bem menor. Pedimos a Deus para que passe logo isso e volte tudo a normalidade”, acrescenta.

Plano de emergência

Para seguir produzindo materiais e abastecendo a grande mídia e, consequentemente, os torcedores, Coelho, Galo e Raposa usam a própria equipe de comunicação para fazer entrevistas e imagens das atividades. No Atlético, a assessoria abriu espaço para que jornalistas mandem perguntas e a promessa é de que grande parte delas será feita aos personagens do dia. Nesta terça-feira (17), por exemplo, o diretor de futebol Alexandre Mattos será o sabatinado. Oficializado na última sexta-feira, ele se apresentou na tarde de ontem aos atletas e demais funcionários do alvinegro.

No duelo contra o Coimbra, disputado no último domingo (15), os jogadores do time celeste entraram em campo com uma faixa de alerta para o Coronavírus. A mensagem – “Coronavírus: saiba como proteger você e sua família” – ficou aberta durante o hino nacional brasileiro, antes de o jogo começar. Também por conta da doença, os jogadores dos dois times se cumprimentaram com o antebraço no gramado da Arena Independência. 

Cabe lembrar que o mesmo procedimento adotado nos Módulos I e II do Campeonato Mineiro também foi adotado no amador. Por enquanto, não há previsão do retorno dos jogos. De acordo com a entidade, por meio de nota, a mesma seguiu orientações do Ministério da Saúde.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: