Distribuidoras de combustíveis mineiras estão com dificuldade para encontrar etanol e repor os estoques do produto. A situação, segundo elas, é ainda pior nos postos do interior do Estado. A fonte do problema seria atraso na safra de cana de açúcar, decorrente de questões climáticas e incêndios no canaviais.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), por causa dessa situação, as distribuidoras não estão conseguindo atender a demanda total da rede de postos.

O problema tem chegado também na gasolina. O combustível possui em sua composição 27% de etanol anidro.

No último mês, o Minaspetro alertou sobre a escassez do diesel devido à defasagem do combustível em comparação com os preços de importação e, novamente, a entidade alerta o mercado sobre a incerteza de suprimento com relação ao etanol.

“É importante frisar que, em um momento de crise global dos combustíveis, todos os elos produtores precisam agir com responsabilidade, sem oportunismo comercial e, principalmente, se esforcem para garantir total abastecimento dos postos e, consequentemente, dos consumidores”, alerta o sindicato.

Ao portal Hoje em Dia, o Minaspetro não soube informar se o consumidor sentirá o impacto da escassez de etanol no preço da bomba ou se a situação já acarreta falta de combustível em postos. No entanto, o sindicato alertou que cada posto tem liberdade para determinar o preço do produto.

 

 

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: