Um levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) aponta que dos 134 casos de homicídios registrados no Centro-Oeste de Minas em 2017, quase 40% foram cometidos em Divinópolis. De acordo com o órgão, no último ano, o município registrou 52 casos consumados de crimes contra a vida.

No comparativo com 2016, quando houve o registro de 30 homicídios, esse tipo de ocorrência quase que dobrou.

Para a Polícia Civil, parte dos homicídios está ligada a outros tipos de crimes. Em declaração em janeiro deste ano, o delegado que atua em casos de homicídio na cidade, Vivaldi Levilesse, comentou o aumento das ocorrências.

“Geralmente as vítimas têm passagens criminais por roubo e tráfico e estas mortes estão relacionadas a acerto de contas, disputa de ponto de tráfico de drogas ou desacerto na divisão de produtos de roubo”, informou Levilesse.

O levantamento da Sesp, cujos dados foram divulgados no dia 20 de março, apontou ainda que, do total de furtos registrados na região, 67% das ocorrências estão em Divinópolis. Contudo, em relação a 2016, esse tipo de registro teve uma redução na cidade: foram 57,6% a menos.

Criminalidade

A Polícia Militar lançou em fevereiro um programa para auxiliar os militares no combate à criminalidade. O sistema informatizado ajuda na tomada de decisões por parte dos gestores das unidades da PM.

Na prática, a ferramenta possibilita identificar pontualmente locais para intervenção com militares e equipamentos.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: