Dois pontos turísticos do Sul de Minas, o Túnel da Mantiqueira, localizado no município de Passa Quatro, e a Serra de São Domingos, na cidade de Poços de Caldas, foram tombados pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep).

Para Michele Arroyo, presidente do Iepha-MG, os tombamentos do Túnel da Mantiqueira e da Serra de São Domingos são ações importantes do instituto que vão de encontro às expectativas da região do Sul de Minas. “Essas demandas estão aqui há muito tempo e, com os tombamentos aprovados pelo Conep, dividimos com os municípios a preservação desses espaços, agora reconhecidos como patrimônio cultural”, disse a presidente do Iepha-MG.

“Em relação ao tombamento da Serra de São Domingos, em Poços de Caldas, o Iepha-MG desenvolveu um trabalho importante de levantamento, pesquisa e análise”, falou Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais. “O Túnel da Mantiqueira constitui um sítio histórico da maior relevância para a história do Brasil, onde ocorrerão embates dramáticos das revoluções de 1930 e 1932”, concluiu o secretário.

 

Túnel da Mantiqueira

O túnel, localizado no município de Passa Quatro (sul), possui um importante valor histórico e cultural. Construído no fim do período monárquico, foi a primeira linha férrea a chegar no sul de Minas Gerais, sendo um dos principais palco de batalhas nas revoluções de 1930 e de 1932, por interligar São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do primeiro bem a ser tombado pertencente a dois estados distintos.

(Foto: Hora de Preservar/Divulgação)

Serra de São Domingos

A Serra de São Domingos, a partir do seu tombamento constitucional no ano de 1989, passou a ser reconhecida como patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais. Faltava, no entanto, definir o perímetro da área tombada e as diretrizes de proteção que passam a incidir sobre o bem cultural, a fim de garantir sua efetiva preservação – o que fez o Conep na última reunião.

A Serra de São Domingos foi tombada e ganha mecanismos para valorizar ainda mais a preservação (Foto: Divulgação)

Com grande importância para o lazer e turismo, a serra já foi local de disputas entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo pela existência de nascentes que são reconhecidas pelas águas com propriedades que reconhecidas pelo seu valor terapêutico.

A região representa importância enquanto origem do manancial hídrico e que abastece o complexo hidrotermal de Poços de Caldas. É também um importante marco geográfico, já que a emoldura a cidade, garantindo maior qualidade urbana e ambiental.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: