A Câmara Municipal de Formiga entregou, nessa segunda-feira (18), o “Título de Formiguense Centenária” à senhora Hortência Rodrigues de Castro – Dona Ceci, que em 9 de janeiro deste ano completou 100 anos.

Ela foi representada pelos familiares e recebeu o título das mãos do vereador Juarez Carvalho.

Dona Ceci é uma das sete filhas de José Rodrigues de Castro e Maria da Conceição de Faria. Estudou em colégio interno em Campo Belo. Formou-se professora, mas não chegou a exercer formalmente a profissão, já cuja escolha foi dedicar-se seus mais nobres momentos à família e educação de seus sobrinhos. Sempre gostou de leitura, de política, de viajar, e de plantas. Dona Ceci não se casou. Dedicou-se a ensinar, e também para cuidar, atuando como enfermeira e como cuidadora. Cuidou de todos os bebês da família.

Quando tinha 18 anos, ela adotou uma criança, que recebeu o nome de Jarbas, que a acompanhou na vida até sete anos atrás, quando partiu, deixando saudades aos amigos e familiares.

A procuradora de dona Ceci, Maria da Conceição Castro Cunha, agradeceu o carinho e a homenagem ao vereador Juarez e ao Poder Legislativo. “Dona Ceci, 100 anos de vida é algo memorável.100 anos de uma vida rica de histórias para contar, rica de boas ações, rica em conquistas, rica em batalhas e adversidades vencidas.100 anos de Dona Ceci, mulher de talentos, de uma sabedoria enorme, e que como ela mesmo diz: “Uma pessoa que gosta de viver. Segredo para se chegar a esta centenária idade. Parabéns Dona Ceci Castro”, ressaltou Conceição.

Neste ano de 2023, a Câmara já homenageou outras duas centenárias: Elmira Nunes Nogueira (101 anos), recebeu o título em julho, mas faleceu dias depois. Ela foi homenageada pela vereadora Osânia Silva.

Ainda em julho, o vereador Flávio Couto entregou a honraria à senhora Esméria Martins Vieira Pires (102 anos) e agora a terceira mulher e centenária: Hortência.

 Formiguense Centenário

O título Formiguense Centenário, foi instituído através da Lei Municipal n.º 5.394, de 24 de abril de 2019, de autoria do vereador Flávio Martins da Silva. A Comenda iria homenagear, anualmente, cidadãos formiguenses com 100 anos ou mais de idade em virtude ao Dia Mundial do Idoso e será por uma única indicação.

Em 2022, o vereador Juarez Carvalho alterou o dispositivo da Lei 5.394, no artigo 2º passou a viger com a seguinte redação: “Art.2º O título referido no Art.1º será concedido para os cidadãos e/ou cidadãos formiguenses com 100 anos completos, sendo concedido por indicações dos vereadores”.

Desde a criação do título, a Câmara já homenageou seis formiguenses:

2019 – José Martins Ribeiro, conhecido como Juca Martins – 104 anos.

2020 – Aduílio Gomes de Oliveira – 101 anos.

2022 – Antenor Carlos de Almeida – 100 anos.

2023 – Elmira Nunes Nogueira – 101 anos.

2023 – Esméria Martins Vieira Pires – 102 anos.

2023 – Hortência Rodrigues de Castro – Dona Ceci. – 100 anos.

Fonte: Câmara Municipal

Foto: divulgação Câmara Municipal

Foto: divulgação Câmara Municipal

Foto: divulgação Câmara Municipal

COMPATILHAR: