O grupo Escolas em Movimento, que congrega donos e diretores e escolas particulares em cidades brasileiras, faz uma carreata em Belo Horizonte nesta quinta-feira (10). Os carros seguem da Praça do Papa, no Mangabeiras, rumo à Cidade Administrativa, no Serra Verde, via avenida Antônio Carlos. No caminho, planejam uma parada em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na avenida Afonso Pena, no Centro da capital.    

O pleito do grupo, segundo o vice-diretor do movimento, Henrique Oliveira, não é o retorno das aulas presenciais, mas medidas para mitigar o prejuízo das escolas durante a pandemia. “A carreata está sendo feito pelos diretores de escolas, pais de alunos e professores pela valorização da educação do município e do Estado”, afirma. 

Uma das propostas do movimento é uma espécie de “voucher” para as escolas particulares: a Prefeitura e o governo estadual pagariam às escolas particulares para que acolhessem os alunos que estão na fila para conseguir uma vaga nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei). Um projeto similar foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo em 2019.  

O movimento também pede incentivos fiscais para as escolas, como suspensão de pagamento de impostos e parcelamento de dívida ativa — Henrique fala em uma redução de 80% do IPTU, por exemplo. “As escolas estão tendo financiamento negado por vários motivos. Os bancos alegam que entrou pouco dinheiro, que não deu para distribuir a todos ou que a escola não tem mais margem para pedir empréstimo”, completa.      

Ele também critica a Medida Provisória 936 (MP 936), agora convertida em lei, que permite redução de salário e jornada de trabalho. “Uma vez que temos que dispensar e suspender o contrato dos profissionais, como manter as aulas, mesmo online? Ela precisa ser mudada para que as escolas impossibilitadas de abrir tenham flexibilização no caso da estabilidade de emprego dos professores e de convenções coletivas, por enquanto”, defende. Chegando à Cidade Administrativa, o grupo tentará se reunir com o governador Romeu Zema (Novo), que já os recebeu outras vezes.

Nas redes sociais do movimento, há chamamento para carreata nesta quinta para nove cidades. Em Minas, além de BH, está prevista uma manifestação em Juiz de Fora, na Zona da Mata.  

Fonte: O Tempo Online

 

 

COMPATILHAR: