O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou pelas redes sociais o anúncio da eficácia da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chines Sinovac, nesta quarta-feira (23/12).

 “Dia histórico para ciência brasileira”, escreveu Doria.

Apesar disso, o governador recebeu diversos comentários negativos no post. Isso porque, de acordo com o Butantan, os números completos da eficácia da vacina não foram informados devido a barreiras contratuais

“Dia histórico para ocultar os dados, isso sim. Cadê os resultados da fase 3?”, perguntou um internauta. “Só falta mostrar alguma coisa agora”, respondeu outro.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, os dados do estudo foram encaminhados à Sinovac para análise final e apresentação à National Medical Products Administration (NMPA), instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos.

A partir de agora, a Sinovac tem até 15 dias para concluir essa análise dos números.
Ainda segundo ele, apesar da ausência de dados, a Coronavac é a vacina mais segura do Brasil.
“Alcançou a eficácia que permite o processo de solicitação de uso emergencial seja aqui no Brasil seja na China. O anúncio desse número precisa ser em conjunto com a Sinovac que solicitou que não houvesse a divulgação do número porque eles precisam analisar os dados. A base de dados foi transferida na manhã de hoje para que eles possam proceder essa análise o mais rápido o possível”, afirmou Dimas Covas durante coletiva de imprensa. 

Viagem para Miami 

Doria também está sendo criticado pela sua viagem de férias. Ele viajou para Miami na madrugada desta quarta-feira (23/12), após decretar a fase vermelha do lockdown, em que só os serviços essenciais podem funcionar em São Paulo. Na tarde de hoje, o governador anunciou tercancelado o período de férias de 10 dias que passaria com a esposa durante as festas de fim de ano.Com isso, Doria retoma as funções de governador que havia passado interinamente ao vice, Rodrigo Garcia (DEM). O comunicado foi feito após, Garcia, testar positivo para a COVID-19, nesta quarta-feira. Conforme informou a secretaria de Comunicação do estado, o vice-governador cumpriria agenda virtual de trabalho.

População cobra anúncio dos dados

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: