Cerca de 3.200 músicas de compositores de 24 estados diferentes foram inscritas no 42º Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o maior festival de música do Brasil. Durante 15 dias uma comissão julgadora, formada para essa finalidade, selecionou as 140 músicas que concorrerão ao troféu Lamartine Babo e R$200 mil em prêmios.
Segundo os organizadores, a escolha dos jurados contemplou todas as regiões brasileiras deixando uma mostra bem representativa da música que está sendo feito no País.
Dividido em cinco etapas eliminatórias, o 42º Fenac começará em Extrema nos dias 3 e 4 de agosto e acontecerá dias 10 e 11 de agosto em Formiga, 17 e 18 de agosto em Pouso Alegre, 24 e 25 de agosto em Guapé, 31 de agosto e 1 de setembro em Varginha. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro acontecerão as semifinais e a grande final, em Boa Esperança, no Sul de Minas.
As músicas classificadas serão divididas em grupos de 28, que se apresentarão em cada uma das cidades sedes. Em cada etapa, seis delas serão escolhidas pelo júri, totalizando as 30 músicas semifinalistas.
Formiga
Duas músicas de Formiga vão representar a cidade durante o evento. No dia 10 de agosto a música ?Menina? composta por Manoel Gandra e Vytoria Rudan será interpretada por Junior Almeida. A outra canção ?Triste Solidão? escrita por Elizabeth Fernandes será interpretada no dia 11 de agosto por Alessandro Teixeira.
Eventos Culturais
Nas seis cidades onde acontecerá o 42º Festival Nacional da Canção a população terá acesso gratuito, nas ruas e praças, às mostras de teatro, dança, mágica, artes plásticas, música instrumental e erudita. O concurso literário ?Jovens Compositores? será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento.
Com uma vitoriosa história de 42 anos o Festival Nacional da Canção é hoje o principal palco para os grandes talentos da MPB. Sem restrições a gêneros, épocas e ritmos o festival é uma união cultural que reflete a cara do país. Ele recebe o apoio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Classificação
Confira as músicas classificadas e que se apresentarão em Formiga. A lista completa das canções que passarão pelas outras cidades sedes pode ser consultada no sitewww.festivalnacionaldacancao.com.br.

COMPATILHAR: