A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Com 99,80% das urnas apuradas, até o início da madrugada de hoje (4), a petista tinha 46,87% dos votos válidos contra 32,63% do tucano. Com esses resultados, a candidata do PT não alcançou a maioria de votos, o que força a realização do segundo turno na disputa.
O resultado das urnas revelou uma verdadeira reviravolta na corrida pelo Palácio do Planalto. Um dos fatores que fizeram com que a vitória de Dilma não fosse consolidada ontem, conforme indicava a maioria das pesquisas de intenção de voto, foi o índice registrado pela candidata do PV, Marina Silva. Enquanto nas pesquisas a candidata oscilava na casa dos 14% a 16%, nas urnas ela alcançou 19,35% dos votos válidos, conforme apuração feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) registrou 0,87% e os demais candidatos, juntos, somaram 2,8%. Houve, ainda, 3,13% de votos em branco, já os nulos chegaram a 5,50%. Um total de 24,5 milhões de eleitores não compareceu às urnas – um alto índice de 18,11% de abstenções.
Imprevisibilidade
Até a tarde deste domingo (3), o resultado da eleição presidencial era imprevisível. Ao contrário de disputas anteriores, havia muitas incertezas sobre a realização, ou não, do segundo turno.
A menos de duas semanas da data de votação, Dilma Rousseff liderava as pesquisas de intenção de voto com ampla vantagem sobre José Serra. A quatro dias do pleito, porém – em meio às denúncias de fraudes na Casa Civil -, essa diferença caiu. Entretanto, os números ainda indicavam a possibilidade de vitória da petista já no primeiro turno.
O segundo turno das eleições presidenciais será no próximo dia 31. A propaganda eleitoral no rádio e na TV recomeça a ser transmitida nesta terça-feira (5). Enquanto Dilma disputou ontem sua primeira eleição, José Serra enfrentará, a partir de agora, seu segundo duelo presidencial – em 2002, o tucano foi derrotado no segundo turno pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Repercussões
Ontem pela manhã, o presidente Lula já admitia a possibilidade de realização de segundo turno. Após votar, em São Bernardo do Campo (SP), o petista disse que vai esperar mais 30 dias pela vitória de Dilma. Estou muito otimista com a possibilidade da Dilma ganhar no primeiro turno. Agora, eleição tem dois turnos. Não ganhei nenhuma eleição no primeiro. Vai demorar 30 dias a mais, e vamos para a disputa, disse.
O petista, que geralmente era recebido por militantes na porta da escola onde vota, ontem ouviu apenas gritos tímidos de curiosos. Antes de sair, disse em tom de brincadeira que ficou incomodado por ser a primeira vez após 20 anos que não via seu nome na urna eleitoral.
Pelo lado do PSDB, mesmo antes do resultado final, o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, já dizia que apostava no segundo turno da eleição presidencial e que o desempenho de Dilma Rousseff iria surpreender para baixo depois da apuração dos votos. Ele disse que começa a discutir uma estratégia para o segundo turno já a partir desta segunda, quando estará em São Paulo para uma reunião de emergência.

COMPATILHAR: