O apelo dos técnicos Marcelo Oliveira, Levir Culpi e de comandantes de outros clubes brasileiros foram ouvidos e Dunga não convocou nenhum atleta que está atuando no Brasil. O treinador da seleção nacional divulgou a lista de convocados para os amistosos de novembro, na quinta-feira (23) no Rio de Janeiro. Assim, os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e o atacante Diego Tardelli, do Atlético, ficaram fora da lista.
Durante a semana, os clubes apresentaram um temor de perder seus principais jogadores para a fase final da temporada. Mas atendendo as ?súplicas? dos treinadores, Dunga e o coordenador da seleção, Gilmar Rinaldi, decidiram não chamar nenhum atleta do Brasil para não desfalcar as equipes na disputa pelo Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
?Não é que dessa vez pensamos nos clubes brasileiras. Nós sempre pensamos neles. Temos que pensar na seleção brasileira e no futebol brasileiro. Cada momento é especial. Então, nós mantemos contato com vários treinadores ? conversamos com Levir Culpi, Marcelo (Oliveira) ? chegamos a um momento importante para dar oportunidades para alguns jogadores de fora. Campeonato Brasileiro está no final, assim como a Copa do Brasil. Chegou o momento de ceder um pouco?, afirmou o comandante.
Uma das novidades da lista é o retorno de Tiago Silva do Paris Saint-German (FRA), que se ausentou das últimas convocações devido a lesões. Sem Silva, Neymar assumiu o título de capitão.
Com a não convocação de jogadores que atuam no Brasil, outros atletas de times europeus também ganharam espaço, como os meias Firmino do Hoffenheim (ALE) e Rômulo do Spartak Moscou (RUSS).
O Brasil fará em novembro dois amistosos: um no dia 12 com a Turquia, em Istambul e o outro no dia 18, com a Áustria, em Viena.

Confira a lista de convocados
Goleiros
Rafael (Napoli)
Neto (Fiorentina)
Diego Alves (Valencia)

Laterais
Danilo (Porto)
Alex Sandro (Porto)
Filipe Luis (Chelsea)
Mário Fernandes (CSKA)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Miranda (Atlético de Madri)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)

Meio-campistas
Fernandinho (Manchester City)
Casemiro (Porto)
Firmino (Hoffenheim)
Lucas (PSG)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Rômulo (Spartak Moscou)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

COMPATILHAR: