Computador Analógico Convair (1953)
Talvez um dos maiores computadores analógicos já construídos, tenha sido esta máquina de US$ 1 milhão, que ocupava vários andares de um prédio comercial da Convair Pomona, perto de Los Angeles.
Ele foi usado para modelar as características de voo de aeronaves e poderia até suportar um simulador de voo de cabine.
À esquerda do console duplo está um gravador móvel Reeves R-104 de seis canais que podia traçar simultaneamente seis gráficos que eram as soluções para os problemas colocados ao computador e um gravador de fita magnética Ampex 300¹, estando à direita.
No centro, entre os consoles, está o teclado da Electronic Associates (EAI) para definir os potenciômetros de coeficiente do conjunto servo² e, acima, dois voltímetros do tipo servo que liam até três dígitos.
Caixas de décadas de resistivas e capacitivas de quatro níveis³ estão no topo da foto.
Este computador utilizava tensões e eixos continuamente variáveis para representar números, eles obedeciam às mesmas equações matemáticas que regem o sistema físico em estudo e, podiam ser configurados para modelar as equações de vôo de um avião, computando os movimentos da aeronave em vôo em condições reais. (tempo-real). Os plugboards⁴ podiam ser removidos e armazenados, para que os operadores pudessem trabalhar em diferentes problemas, em diferentes turnos.
As articulações em forma de pistão garantiam que, os milhares de contatos entre os painéis do tipo “tomadas” e o computador fossem estáveis.
Referencias utilizadas:
- Fonte 1
- Fonte 2
- Fonte 3
- Fonte 4
- “The Convair Analogue Computer“, D. Horwitz, Radio & Television News, January 1954
- Fonte 6

Foto: General Dynamics Astronautics Atlas Negative Collection