Neste sábado (20), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) completa 41 anos de criação. São muitos os motivos para comemorar. Sinônimo de qualidade na prestação de serviços; detentora de respeito e confiança da população e da comunidade internacional; maior empregadora celetista do País, com 108 mil contratados e instrumento de integração nacional, com presença em todos os municípios do País.
O cenário atual da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos revela os bem-sucedidos resultados de uma revolução empresarial que começou em 1969 e serviu de marco para uma série de transformações que colocaram o sistema postal nacional no auge da modernidade.
Antes do atual modelo, de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, o serviço de Correios era prestado por uma autarquia federal, denominada Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representou apenas uma troca de nome, mas uma transformação profunda, que levou a marca Correios a ser reconhecida como um verdadeiro patrimônio nacional.
Com a criação da ECT, o sistema postal ganhou em agilidade e eficiência. A preocupação da empresa em modernizar o sistema postal e incorporar avanços tecnológicos fez com que o Correio do Brasil atingisse a posição de um dos mais desenvolvidos do mundo em termos de qualidade operacional. Ao mesmo tempo, a incorporação de novos serviços e produtos ao portfólio, aliada às condições propiciadas pelo novo modelo de empresa pública, deram aos Correios um sólido conceito de confiabilidade junto ao povo brasileiro. Em 2009, ECT conquistou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar na categoria Instituições/Organizações mais confiáveis, na pesquisa Marcas de Confiança, da Reader?s Digest. Também ganhou, pela quinta vez, o Prêmio DCI ? Empresas do Ano no setor de Logística, como a instituição mais admirada.
Mas a atuação da empresa não se restringe à corrida por fatias de mercado. Mais do que nunca, os Correios se consolidam como um dos principais agentes da ação social do governo, atuando na distribuição de livros escolares, no transporte de doações em casos de calamidade, no transporte das urnas eletrônicas em época de eleição, na oferta de serviços financeiros em cidades desprovidas de agências bancárias e em inúmeras outras situações que contribuem para o bem-estar da sociedade.
Os Correios ainda apóiam a cultura e o esporte. Os esportes aquáticos, o futsal e o tênis são patrocinados pela empresa. A ECT também investe em diversos projetos culturais e mantém Centros Culturais nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Nova Identidade Corporativa
As comemorações do aniversário dos Correios, este ano, coincidem com a consolidação da nova Identidade Corporativa da ECT, que dá nova definição de Negócio, Missão, Visão e Valores da empresa. O objetivo dos Correios com a nova identidade é oferecer à sociedade muito mais que produtos e serviços. A empresa quer entender a necessidade de seus clientes e com isso focar em soluções adequadas que permitam aproximá-los de pessoas e organizações onde quer que estejam, encurtando distâncias.
Programação de aniversário
Para comemorar seus 41 anos, os Correios realizarão vários eventos na semana de 18 a 27 março, em todo o Brasil. Dentre as ações, estão previstas homenagens a empregados e apresentações culturais. Em Brasília, a cerimônia de comemoração do aniversário da empresa foi realizada nesta quinta-feira (18 de março), às 9 horas, em frente ao Edifício-Sede dos Correios, no Setor Bancário Norte. Dentre as atividades – que contaram com a presença do presidente da ECT, Carlos Henrique Custódio – merecem destaque a premiação de empregados por tempo de serviço e dos Empregados Nota 10, e a divulgação do resultado do Prêmio Inova Correios (programa que estimula a participação dos empregados no processo de inovação da empresa).

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