Tiago Alves de Oliveira, egresso do curso de ciência da computação do Unifor, é aluno de mestrado na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e, junto a um grupo de pesquisadores, está desenvolvendo um ?carro autônomo?.
Uma reportagem sobre o projeto foi exibida no jornal ESTV ? 1ª Edição (TV afiliada à Rede Globo no Espírito Santo), no dia 5 deste mês, publicada também no portal G1. A reportagem também foi exibida no Jornal Hoje do dia 13.
Segundo o egresso do Unifor, o projeto teve início em 2011 e a previsão de término é em 2014. Atualmente, estão envolvidos 15 alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica, além de professores.
O grupo de pesquisadores esteve no programa Mais Você. A reportagem foi exibida na segunda-feira (22).
Após ser atropelada ao vivo, a apresentadora Ana Maria Braga deixou um recado para os fãs e não comandou o matinal na edição desta terça (23).
O companheiro diário da apresentadora, Louro José, confirmou aos telespectadores que ela levou alguns pontos na boca e que passou por alguns exames. O programa de terça-feira foi um especial com melhores momentos e matérias já apresentadas.
Ana Maria Braga levou cinco pontos na parte interna da boca e não sofreu fraturas, como confirmaram a radiografia e a tomografia às quais ela foi submetida. Apesar disso, ela preferiu ficar de repouso e agradeceu as mensagens de carinho dos fãs. Inicialmente, a assessoria da apresentadora havia informado que ela retornaria nesta terça.
O incidente
A apresentadora testava um veículo que funciona sem motorista dentro do Projac. Durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga.
Ela foi proteger o rosto e machucou os dedos. Ela sofreu escoriações no dedo e no canto direito da boca, mas está bem. Saiu daqui andando e foi com o doutor Guilherme Furtado para o hospital para fazer os exames, contou a diretora geral do Mais Você, Viviane De Marco.
O médico, que tem um quadro no programa, chamado SOS Mais Você, foi ao Projac para acompanhar Ana Maria até o hospital.

O ?carro autônomo?
O projeto do ?carro autônomo? é desenvolvido pelos alunos e professores do curso de pós-graduação do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).
O carro recebeu sensores: a pessoa consegue dirigir usando os olhos, como se tivessem sido dados olhos e cérebro ao carro para que ele consiga se locomover. O cérebro do carro é um computador que é programado antes de sair. Basta um toque para ele andar. As câmeras instaladas no teto do carro dão uma visão do caminho que ele precisa percorrer. Foram dadas algumas ?inteligências? ao carro, como a identificação de objetos.
O objetivo do projeto, segundo os pesquisadores, é ajudar pessoas que não podem dirigir por algum tipo de limitação. Os comandos que hoje são dados por um toque no computador, em breve, serão emitidos pelo cérebro. A intenção é de que, futuramente, uma pessoa que seja paraplégica, por exemplo, possa controlar o carro pelo olhar e uma pessoa cega possa controlá-lo apenas pelo pensamento.
Por enquanto, o ?carro autônomo? é um experimento, o mais avançado do país. Só pode circular no campus da universidade, em horários programados. A transformação do automóvel atual para um totalmente autônomo será gradativa, cada vez mais serão dados novos comandos e facilidades para tornar o veículo mais confortável, mais seguro e inteligente.
Já foram desenvolvidos sistemas para a detecção de semáforos, de placas de trânsito, de velocidade permitida. Os pesquisadores estimam que um carro totalmente autônomo poderá ser comercializado nas concessionárias em um prazo de 10 a 15 anos.

COMPATILHAR: