Esta semana, a equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu os bairros abrangidos pela Associação de Moradores do Eldorado e Vila Didi, na nona edição do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?.
Apesar de o nome da associação conter apenas os dois bairros, o presidente da associação de moradores, João Gonçalves Pereira, conhecido como João do Povo, afirma que a entidade também abrange os bairros São Luiz, Elza Dinorá, Esplanada do Castelo, Santa Tereza e outros.
Os bairros são muito privilegiados na questão da educação, pois os moradores destes bairros podem estudar e até se graduar pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), antigo Cefet, sem sair do bairro de origem. Além disso, aquela região conta com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o Centro Municipal de Educação Integral (Cemei).
Saúde
Segundo o presidente da associação, a população era atendida no Programa de Saúde da Família (PSF) que funcionava na rua Marechal Deodoro. Este posto de saúde era dividido em dois: o PSF1 atendia aos moradores da avenida Abílio Machado para cima e o PSF 2 atendia aos moradores abrangidos pela associação do Eldorado e Vila Didi. Entretanto, a Prefeitura mudou os PSFs para a rua Rio de Janeiro, no bairro Sagrado Coração de Jesus.
Devido a este motivo, os moradores que eram atendidos pela PSF 2 foram prejudicados, pois, ao mudarem o posto para a rua Rio de Janeiro, ficou longe para os moradores do bairro se deslocarem até a unidade, mas, segundo o presidente da associação de moradores, este problema logo será sanado, pois a Prefeitura construirá uma Unidade Básica de Saúde (USB) no bairro Vila Didi.
Em relação ao atendimento básico na unidade, os moradores até não reclamam muito, mas quando são encaminhados para alguma especialidade médica ou para tratamento em outras cidades aí o problema aumenta.
Segurança
O presidente relata que a segurança do bairro é bastante satisfatória, mas ainda tem que melhorar, pois os moradores sentem muito a falta de um policiamento ostensivo e quase não veem os militares passarem por ali. São bairros que têm muitos furtos a residências e, de acordo com o presidente, os bairros abrangidos pela associação não teriam pontos de venda de drogas, pelo menos que a população saiba.
Infraestrutura
O presidente da associação de moradores conta que nos bairros onde a associação atua existem vários problemas de infraestrutura, como falta de água, pois ficam até dois dias sem cair água nas caixas; ruas sem calçamento; também tem várias ruas sem iluminação pública e vários outras mazelas.
Existe um problema no bairro São Luiz de uma tubulação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), os canos passam dentro dos loteamentos e por baixo de algumas casas, além de ter esgoto a céu aberto.
A ponte de madeira que liga o bairro Vila Didi ao São Luiz está em situação precária, quase caindo. Os moradores gostariam mesmo é que fosse aberta uma rua no lugar dessa ponte ou que fosse feita uma ponte melhor, sem ser de madeira.
A população também reclama que a praça perto do Tiro de Guerra está precisando de uma revitalização, pois se encontra muito desleixada. Há reclamações ainda da falta de bueiros, que não atendem à demanda de água pluviais e, quando chove, exalam mau cheiro.
Os moradores também enfrentam outra dificuldade que é na questão do transporte público, o coletivo antes passava de hora em hora, mas, agora, só passa em ?horário ímpar?, ou seja, praticamente de duas em duas horas. Além deste problema, os moradores também reclamam muito do preço das passagens, acham que o preço é alto em relação ao conforto proporcionado pela empresa de transporte coletivo.
Outro grande problema dos bairros é a creche, pois além de não oferecer espaço físico suficiente para atender às crianças, não tem parque e só atende meio período. Os moradores reclamam que precisavam mesmo era de uma creche que atendessem em horário integral, para que possam deixar seus filhos e irem trabalhar tranquilos. Os bairros também têm problemas com lotes sujos.
A população ainda reclama de problemas com a escritura dos terrenos, pois muitas pessoas têm a casa própria, mas não tem a escritura, que deveria ser entregue pelo Executivo.
Esportes
Um dos objetivos da associação dos moradores é conseguir para o bairro uma quadra poliesportiva pública e um campo de futebol no bairro. Segundo João do Povo, os bairros têm em suas dependências três quadras poliesportivas, mas nenhuma é de domínio público, pois a ?Quadra do Alencar? tem que pagar para jogar, a quadra do Tiro de Guerra eles não deixam os moradores frequentar e a quadra do Cemei é apenas para alunos.
Educação e atrativos
Os bairros abrangidos pela Associação de Moradores do Eldorado e Vila Didi têm vários atrativos, sendo os principais na área de educação.
No local tem o Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), onde os alunos estudam o dia todo e praticam diversas atividades. Tem também o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Formiga (Cefet), que trabalha em cursos de especialização e de graduação de jovens totalmente gratuitos, com diversas opções. O prefeito Aluísio Veloso/PT irá destinar uma área atrás do campus para ampliar o Centro Federal, a fim de aumentar a oferta de cursos.
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) também se encontra naquela região, onde são ofertados cursos de informática e outros, todos gratuitos. O bairro tem como atrativos também a festa da igreja Mãe Rainha.
Associação de Moradores dos Eldorado e Vila Didi
A Associação de Moradores do Eldorado e Vila Didi é uma entidade bastante empenhada em ajudar a população dos bairros, com a distribuição de cestas básicas para as famílias carentes, principalmente quando faziam parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e com o Banco de Alimentos, mas, hoje, não existe mais esta parceria. Então, esta parte agora fica a desejar por parte da Prefeitura. As associações da cidade trabalhavam muito com os bolsistas do Unifor-MG.
Segundo o presidente, a população é muito participativa e, caso seja preciso mobilizar os moradores a algum local, como à Câmara Municipal e à Prefeitura, eles sempre estão prontos para ir. O presidente ainda ressalta que, quando marca uma reunião, no mínimo, vão 50 pessoas.
Outro benefício que a associação conseguiu é a construção da sede própria, que já está em andamento.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores do Eldorado e Vila Didi, João Gonçalves Pereira, deixa a seguinte mensagem ao poderes públicos.
?Primeiramente, quero agradecer ao jornal Nova Imprensa pela oportunidade das lideranças comunitárias de Formiga poder explanar em uma matéria jornalística o que tem de bom nos bairros e as reais necessidades, de melhoria que os bairros de Formiga precisam.
Agradeço ao prefeito Aluísio Veloso pelas grandes obras que já foram feitas para o bem da comunidade. Espero que também, brevemente, poderemos contar com o tão sonhado posto de saúde da Vila Didi, que servirá aos bairros da região.
O que tenho que dizer à Câmara de Vereadores, que cada vereador leia as matérias jornalística que o jornal Nova Imprensa faz toda semana com o título ?Bairro a Bairro?, para que os mesmos fiquem por dentro das reais necessidade das comunidades de Formiga. Com isto, os vereadores, juntos com o Executivo, possam buscar soluções a nível estadual e federal, para resolver os problemas da cidade. E o povo de Formiga desde já agradece a todos.?

COMPATILHAR: