A fabricante sueca de eletrodomésticos Electrolux anunciou nesta segunda-feira (15) a demissão de 3 mil funcionários em todo o mundo e advertiu que não conseguirá cumprir as metas de resultados operacionais em 2008, em conseqüência da redução da demanda.
Por causa de uma demanda menor de aparelhos nas duas últimas semanas de novembro e em dezembro, a Electrolux não alcançará seus objetivos de 2008, afirma a empresa em um comunicado.
Diante do forte retrocesso do mercado, a Electrolux reduzirá seu quadro de funcionários em mais de 3 mil postos no último trimestre de 2008 e em 2009, acrescenta a nota.
Segundo a companhia, as suas operações em todo o globo serão afetadas. A Electrolux anunciou ainda que continuará transferindo sua produção a países de custo mais baixo, de acordo com o programa de reestruturação lançado em 2004, o que reduzirá ainda mais o número de empregados.
A companhia, vice-líder mundial, foi uma das últimas do setor a anunciar medidas anticrise. Um dos principais concorrentes da Electrolux, a Whirlpool Corp., já havia decidido cortar 5 mil postos de trabalho. A KitchenAid previu em outubro que terá lucro anual abaixo do esperado.

Ásia
Também nesta segunda-feira, a China anunciou que a produção industrial registrou em novembro a menor alta desde 2002. Houve crescimento de 5,4% em relação a novembro do ano passado.
No Japão, o índice que mede a confiança dos empresários chegou à segunda maior queda da história neste trimestre, despencando para o menor nível dos últimos sete anos, de acordo com a pesquisa divulgada pelo banco central do país.

COMPATILHAR: